Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cosan e Shell assinam contratos definitivos

Joint venture consistirá em três empresas separadas

A Cosan anunciou nesta quarta-feira que concluiu as negociações com a Shell e assinou contratos definitivos para concretizar a formação da joint venture de 12 bilhões de dólares entre as duas empresas. A associação consistirá em três empresas separadas, uma conduzindo a produção, outra a distribuição e, por fim, uma administrativa.

Na produtora, chamada Empresa de Açúcar e Etanol, a Cosan deterá 51% das ações da joint venture com direito a voto (e das ações preferenciais com direito a dividendos prioritários em algumas circunstâncias), enquanto a Shell deterá 49%. Na Empresa Distribuidora de Combustíveis, a Shell deterá 51% e a Cosan 49%. Na Empresa de Administração, a participação e os direitos de voto estão divididos igualmente.

A joint venture proposta, cuja formação está prevista para o primeiro semestre do ano que vem e ainda está condicionada à aprovação de órgãos regulatórios, vai produzir e comercializar açúcar, energia e etanol de cana-de-açúcar, e distribuir combustíveis para transporte e indústria, a partir da integração das redes de distribuição e varejo das duas empresas no Brasil. Também vai explorar oportunidades de produção e venda de etanol e açúcar globalmente.Rubens Ometto será o presidente do conselho de administração.