ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Conheça os partidos que mais gastam com campanhas no Google

Em acordo com TSE, empresa divulga relatório de transparência com detalhes das campanhas políticas; PSDB, PSB e União Brasil lideram

Por Renan Monteiro 2 jul 2022, 08h00

As campanhas políticas no Brasil movimentaram no Google um valor aproximado de 1,2 milhões de reais nos últimos oito meses. O valor inclui empresas, partidos e figuras públicas. Desde a semana passada, a multinacional, em acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), passou a divulgar a lista dos principais anunciantes no país, considerando especificamente o recorte de campanhas com teor político.

O relatório de transparência vem com a justificativa de contribuir com a integridade das eleições de 2022 e dos próximas pleitos no Brasil. Com o aporte de 377 mil reais, a empresa Brasil Paralelo (BP) lidera em gastos com anúncios sobre os conteúdos do seu serviço de streaming, especialmente documentários com abordagem histórica e com foco em problemas do país. A equipe da Google Brasil considerou tais conteúdos de propaganda política em seu levantamento, embora a BP alegue isenção da política partidária em suas produções.

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Partido Socialista Brasileiro (PSB) e a União Brasil estão na sequência de maiores gastos, com respectivos 216 mil, 175 mil e 101 mil reais. As propagandas políticas são consideradas a partir de 17 de novembro de 2021 e continuaram em tempo real. Até 30 de junho, os gastos totais são de 1.198.500 de reais. O Partido Progressistas (PP) e Movimento Democrático Brasileiro (MDB) também aparecem no top 10, com gastos de 31 mil e 27,5 mil.

O PSDB tem focado em anúncios com Rodrigo Garcia, atual governador e candidato à reeleição em São Paulo, e João Dória, ex-governador que buscava a presidência, antes de desistir da pré-candidatura. O PSB-RJ está voltado exclusivamente à campanha de Marcelo Freixo ao governo do Rio de Janeiro. Os deputados federais Felipe Rigoni e Luciano Bivar (candidato à presidência) concentram os anúncios da União Brasil, no período. A empresa Newsletters Digital A Voz do Brasil, responsável pelas campanhas do candidato à presidência Ciro Gomes, é a quinta maior anunciante, com gasto de 82 mil reais. No top 10, está também, individualmente, o senador Weverton Rocha de Sousa (PDT-MA).

Redes Socais

Os dados divulgados no relatório consideram especificamente a plataforma de marketing do Google, com o Google Ads (para anúncios em pesquisas diretas no Google, no YouTube e em sites em geral) e Display & Vídeo 360. Os anúncios políticos em outras redes sociais, como Instagram e Facebook, da companhia Meta, não possuem, até o momento, relatório público divulgado.

No levantamento do Google, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Alagoas, Bahia, Rio Grande do Sul e Paraná são os estados onde as campanhas foram mais concentradas. O crescimento no número de campanhas ocorreu a partir do início de abril, com pico na segunda quinzena de maio e tendência de crescimento para os próximos meses. Na classificação por formatos, os conteúdos em vídeos lideram com 90,7%, seguido de texto, com 7,2%, e gráficos, com 2%.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.