Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Confira as 20 maiores empresas do mundo, segundo a ‘Fortune’

Walmart encabeça a lista, que tem ainda as principais petrolíferas do mundo, como ExxonMobil, BP e China Petroleum — a Petrobras só aparece em 28º

Por Da Redação 7 jul 2014, 21h13

Ranking das 500 maiores empresas do mundo publicado nesta segunda-feira pela revista Fortune mostra que o Walmart alcançou o topo da lista. Com faturamento de 476 bilhões de dólares e lucro de 16 bilhões de dólares, a rede varejista destronou a petrolífera Shell, que ocupava o primeiro lugar. O levantamento foi realizado com base nos resultados do ano fiscal encerrado em 31 de janeiro de 2014.

Dados da Fortune também mostram que os Estados Unidos possuem o maior número de empresas no ranking (128, com receita acumulada de 8,6 trilhões de dólares), seguido pela China (95 empresas, com receita acumulada de 5,8 trilhões de dólares). O faturamento das quinhentas companhias listadas totalizam 31,1 trilhão de dólares, alta de 2,5% com relação aos dados de 2012, enquanto os lucros somam 2 trilhões de dólares, aumento de 27% na mesma base de comparação.

Além de Walmart e Shell, figuram na lista as chinesas Sinopec e China National Petroleum, a americana ExxonMobil e a britânica BP. Entre as brasileiras, apenas sete aparecem. A Petrobras é a melhor colocada, em 28º lugar, mas caiu três posições em relação ao ano passado. Em seguida aparecem bancos, como o Banco do Brasil, o Itaú e o Bradesco. Vale, JBS e Ultrapar também integram a relação.

Leia também:

Brasil perde participação em lista de maiores empresas da Forbes

Quem são as mulheres mais poderosas (e bilionárias) do mundo

​Bill Gates é, de novo, o homem mais rico do mundo – confira o ranking da Forbes

Continua após a publicidade

Publicidade