Confiança do consumidor atinge maior nível desde janeiro de 2015
Indicadores de confiança são considerados um termômetro para identificar o início da recuperação da economia
A confiança do consumidor do Brasil subiu pelo quarto mês seguido em agosto e atingiu seu maior patamar desde janeiro de 2015, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela Fundação Getulio Vargas. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) avançou 2,6 pontos em agosto em relação ao mês anterior, atingindo 79,3 pontos. Em janeiro de 2015, ele chegou a 81,2 pontos.
O destaque no mês foi a alta de 3,8 pontos no Índice da Situação Atual (ISA), atingindo 69,5 pontos. Em junho, o ISA havia chegado à mínima histórica da pesquisa.
“Em agosto (…), a maior contribuição veio do aumento da satisfação com a situação presente, um sinal favorável, considerando que houve uma melhora na percepção dos consumidores tanto em relação ao mercado de trabalho quanto à situação financeira das famílias”, disse Viviane Seda Bittencourt, Coordenadora da Sondagem do Consumidor.
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O Índice de Expectativas (IE) subiu 1,6 ponto, atingindo 86,9 pontos, seu maior patamar desde dezembro de 2014.
Os indicadores de confiança vêm sendo monitorados por agentes do mercado e pelo governo como forma de antecipar o início do processo de recuperação da economia, que atravessa uma forte recessão. Na véspera, a FGV divulgou o resultado preliminar do Índice de Confiança da Indústria (ICI), que caiu no mês, interrompendo uma sequência de cinco altas seguidas.
Também na véspera, a Fecomercio-SP divulgou que o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da cidade de São Paulo, que em agosto superou a marca dos 100 pontos pela primeira vez em quinze meses, atingindo os 101,6 pontos. O ICC não ultrapassava a barreira dos 100 pontos, que delimita o sentimento de pessimismo e otimismo, desde abril de 2015.
(Com Reuters)