Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Como recuperar mensagens apagadas do WhatsApp

Para concluir a instalação, é preciso autorizar o aplicativo a ter acesso às suas notificações do WhatsApp

Um aplicativo promete revelar o conteúdo de qualquer mensagem apagada no WhatsApp. O WA Delete for Everyone faz uso de uma falha do aplicativo de mensagens para recuperar o que foi excluído.

O aplicativo está disponível gratuitamente para os usuários do sistema operacional Android. Para concluir a instalação, é preciso autorizar o aplicativo a ter acesso às notificações do WhatsApp – isso permite que ele tenha acesso a mensagens,  nomes de contato e o texto recebido, além de dispensar notificações.

Com o aplicativo, também é possível ler as mensagens recebidas na íntegra, sem que as pessoas recebam a sinalização de que o conteúdo foi lido.

Ao instalar o aplicativo, o usuário concorda com uma série de avisos, que explicam as limitações do recurso, incluindo que “este é um erro no WhatsApp e nosso aplicativo pode não ser capaz de mostrar mensagens excluídas assim que o bug for corrigido”.

Após concordar com os termos, o usuário pode conferir conteúdos apagados no aplicativo. Não é possível ter acesso a mensagens que foram excluídas antes da instalação do WA Delete for Everyone.

Na versão gratuita, o aplicativo armazena apenas 50 mensagens para cada contato, ou seja, o usuário deixa de receber notificação sobre mensagens apagadas – o limite é alcançado rapidamente porque o aplicativo salva todas as mensagens do WhatsApp. Assim, é oferecida a compra da versão pro, sem anúncios e com mensagens ilimitadas.

WhatsApp liberou a função para apagar mensagens já enviadas em outubro, mas o recurso deixa um aviso aos membros da conversa de que o conteúdo foi excluído.

Procurado, o WhatsApp informou que o WA Delete for Everyone registra as notificações de mensagens do Android e não do WhatsApp. “Usuários não devem usar aplicativos de terceiros que afirmam se conectar ao WhatsApp de qualquer maneira, pois eles podem não estar seguros. As mensagens e chamadas do WhatsApp são criptografadas de ponta a ponta, o que significa que nem o WhatsApp, nem terceiros podem acessar o conteúdo. No entanto, após a entrega, o usuário poderá lê-la e receber notificações para suas mensagens”.