Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Comitê da Petrobras aprova José Mauro Coelho para a presidência da empresa

O conselho não viu impedimentos formais para que o indicado tome posse; assembleia de acionistas nesta quarta deve ratificar a escolha

Por Victor Irajá Atualizado em 12 abr 2022, 15h06 - Publicado em 12 abr 2022, 12h03

É um primeiro passo. Depois de mostrar resistência à indicação do economista Adriano Pires para a presidência da Petrobras, o Comitê de Pessoas da empresa recomendou a aprovação de José Mauro Ferreira Coelho para ocupar o posto. O conselho não viu impedimentos formais para que o nomeado tome posse, indicando, ainda, que Coelho atende a requisitos necessários para ocupar o cargo.

O governo corria contra o tempo para indicar um novo mandatário para a estatal de petróleo antes da reunião do conselho, marcada para esta quarta-feira, 13. Coelho é ex-secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, e foi escolhido por Jair Bolsonaro como novo presidente da Petrobras depois da demissão do general Joaquim Silva e Luna do comando da empresa. Coelho é o atual presidente do conselho de administração da Pré-Sal Petróleo (PPSA).

Em paralelo, o governo indicou Márcio Weber, já membro da estatal, para presidir o conselho de administração da empresa. As escolhas se deram após as desistências de Pires e do presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, de assumirem os cargos de presidente da estatal e do conselho, respectivamente.

Os novos indicados não terão vida fácil — e seus trabalhos serão observados a lupa. Como mostrou VEJA, o presidente demitido da estatal revelou as pressões sofridas em torno do aumento dos preços dos combustíveis. “As pressões sempre foram crescentes. Em torno do preço dos combustíveis, por troca de diretores. Foram todas absorvidas, nunca cedidas. Nenhuma. Essas resistências foram crescendo, foram feitas algumas sinalizações públicas. Mas eu não abandonaria o campo de batalha. Não me senti surpreendido com o desfecho. A forma me surpreendeu um pouco”, disse Silva e Luna.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.