Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Comercial da Audi compara mulher a carro usado e causa revolta

Vídeo mostra mãe de noivo inspecionando noiva no altar e é parte de campanha de divulgação da certificação de automóveis usados da empresa na China

Por Da redação
Atualizado em 19 jul 2017, 19h57 - Publicado em 19 jul 2017, 17h24

Um comercial da montadora alemã Audi que compara mulheres a carros usados está causando revolta na China. O anúncio é parte da campanha de divulgação do serviço de vendas de automóveis de segunda mão que são certificados pela empresa.

O vídeo começa com um casal jovem no altar, prestes a se casar, quando a mãe do noivo interrompe a cerimônia para ‘examinar’ a noiva. Depois de verificar o nariz e as orelhas da mulher, e abrir sua boca para verificar os dentes, a mãe fica satisfeita e dá seu ‘o.k.’ aos noivos.

Em seguida, a cena muda para um carro da Audi sendo dirigido pelas ruas com uma voz que diz: “Uma decisão importante deve ser feita com muito cuidado”. O anúncio termina mostrando um certificado usado em veículos Audi usados, com o narrador dizendo: “Apenas com certificado oficial você pode ter certeza”.

A propaganda não foi bem recebida no país. Centenas de usuários criticaram a marca, no Weibo – rede social chinesa semelhante ao Twitter –  pelo anúncio considerado sexista. Muitos ainda disseram que vão boicotar a marca. “Isso é inaceitável”, disse um internauta, enquanto outros comentaram quão “nojenta” a campanha é.

Continua após a publicidade

A hashtag ‘Propaganda da Audi de carros usados’ foi vista mais de 300.000 vezes na rede social na manhã desta quarta-feira.”A maioria das empresas não sabe o conceito de equidade de gênero nem os reguladores [de publicidade] da China”, disse Li Maizi, uma ativista feminista chinesa à rede americana CNN.

Um porta-voz da Audi disse ao jornal chinês South China Morning Post que o caso está sendo investigado e que a responsabilidade pelo comercial é do departamento de marketing do seu parceiro no país, a FAW-Volkswagen. Até o momento, a empresa não se pronunciou sobre o anúncio.

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.