Centauro faz nova oferta e eleva proposta pela Netshoes para US$ 114,9 mi
A orientação do conselho da empresa de e-commerce é pela escolha da oferta do Magazine Luiza; assembleia está agendada para sexta-feira
O grupo varejista SBF, dono da rede de lojas Centauro, anunciou o aumento de sua proposta para tentar comprar a Netshoes, e-commerce de artigos esportivos. Em comunicado divulgado ao mercado na terça-feira, 11, o grupo informou que aumentou a proposta de 3,50 dólares por ação para 3,70 dólares. O montante global da operação subiu de 108,7 milhões de dólares (aproximadamente 419,2 milhões de reais) para 114,9 milhões de dólares (442,3 milhões de reais). Na sexta-feira, 14, está marcada assembleia de acionistas da Netshoes para decidir sobre a venda da companhia.
A orientação do conselho da empresa é de que os acionistas aceitem a oferta do Magazine Luiza, de 3 dólares por ação e equivalente a 93 milhões. Pesa na escolha a velocidade da negociação. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) já aprovou a proposta do Magazine Luiza. Já no caso da Centauro, o processo teria que começar do zero.
No comunicado ao mercado, a Centauro diz que a nova oferta – 23,3% superior à de Magazine Luiza – torna “significativamente mais atrativas as condições financeiras para os acionistas da Netshoes” e “elimina os riscos relativos aos problemas de fluxo de caixa de curto prazo da Netshoes”.
Procuradas, Netshoes, Centauro e Magazine Luiza não se posicionaram sobre a nova oferta feita pela rede de lojas.
Leilão de ofertas
No fim de abril, o Magazine Luiza já havia anunciado o acordo com a Netshoes, pela aquisição por 2 dólares por ação, somando aproximadamente 62 milhões de dólares (244 milhões de reais). Uma reunião de acionistas estava marcada para o dia 30 para decidir pelo aval ou não da negociação.
No entanto, no dia 23 de maio, a Centauro entrou na briga e fez uma proposta de 2,80 dólares por ação, numa operação que chegaria a 87 milhões de dólares (352 milhões de reais), proposta 40% maior que a do Magazine Luiza.
Três dias depois, o Magazine Luiza cobriu a oferta, oferecendo 3 dólares por ação, o que daria aproximadamente 93 milhões de dólares (cerca de 375 milhões de reais). Por fim, a própria Centauro fez uma nova proposta de 109 milhões de dólares (421 milhões de reais), o equivalente a 3,50 dólares por ação. Agora, pouco antes da assembleia, a Centauro elevou novamente a proposta.
Entre a primeira oferta dada pelo Magazine Luiza e esta última da Centauro, o valor da proposta pela aquisição da Netshoes já subiu 75%.