Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

CCJ inverte pauta e analisa Orçamento impositivo antes da Previdência

Mudança dificulta plano do Planalto de votar a proposta das novas regras da aposentadoria ainda nesta semana; demora é vista como derrota para o governo

Por da Redação
Atualizado em 15 abr 2019, 22h07 - Publicado em 15 abr 2019, 18h36

Os deputados da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara, aprovaram em votação a inversão de pauta e vão começar a analisar a proposta que amplia o Orçamento impositivo (PEC 34/19), que tira poder do Executivo sobre o Orçamento, antes do projeto da reforma da Previdência.

Apenas PSDB, Patriota e Novo votaram contra a inversão de pauta. Até mesmo o PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, foi favorável à alteração. A mudança na ordem foi aprovada por 50 votos a 5. 

Assim, a discussão sobre as novas regras da aposentadoria (PEC 6/19) só deve começar depois que o Orçamento impositivo for analisado. Com a inversão, fica ainda mais difícil o plano do governo de votar a reforma na CCJ ainda nesta semana, antes do feriado da Páscoa. A demora em analisar a reforma da Previdência é vista como uma derrota para o governo.

O ritmo da audiência está bem devagar. A sessão, marcada para as 14h, começou com uma hora de atraso e apenas por volta das 18h o colegiado votou o requerimento para a inversão da pauta.

O Centrão se uniu à oposição contra o governo, conseguindo derrotar o PSL na primeira votação da comissão e atrasar o andamento da reforma da Previdência na CCJ. Líder do governo no Congresso, a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) disse que conversou com parlamentares para que a reunião da comissão possa invadir a madrugada diante do que ela chamou de “kit obstrução” de partidos que impede o debate da reforma da Previdência. “Por mim, vou até as 6 da manhã na CCJ”, disse.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.