ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Casais vão presentear com roupas ou jantares no Dia dos Namorados

Os brasileiros devem desembolsar menos para agradar o companheiro neste ano - o preço médio do presente será de 197 reais, recuo de 4,4%

Por Redação
Atualizado em 12 jun 2018, 10h01 - Publicado em 12 jun 2018, 10h01

A maioria das pessoas vai presentear o parceiro com roupas, perfumes ou jantares românticos no Dia dos Namorados. A disposição para a compra torna a data uma das mais significativas para o comércio – atrás apenas do Natal e Dia das Mães. Ainda assim, os brasileiros devem desembolsar menos para agradar o companheiro neste ano, segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O preço médio do presente será de 197 reais, recuo de 4,4% em relação ao ano passado.

De acordo com a pesquisa, itens de vestuário, calçados e acessórios são os preferidos na hora da compra (38%). Perfumes e cosméticos aparecem na sequência, com 14% das menções. Outros 5% declararam que vão comprar joias e bijuterias, enquanto 4% devem comemorar a data com um jantar romântico.

Ainda assim, o desejo de quem vai receber o presente é outro, de acordo com a pesquisa Hábitos de Consumo da Boa Vista SCPC. Caso pudessem escolher, 23% dos entrevistados afirmam que gostariam de ganhar uma viagem romântica. Outros passeios e atividades de lazer foi a segunda opção mais citada (16%). Smartphones e itens de vestuário aparecem na terceira colocação, empatadas com 13% das menções.

Neste ano, menos consumidores devem presentear o companheiro durante a data comemorativa, de acordo com a Fecomercio. Apenas 59% pretendem comprar algo – redução de sete pontos percentuais em relação ao ano passado. Os homens devem gastar mais do que as mulheres durante a compra. O valor médio gasto deles será de 207 reais – enquanto elas querem desembolsar 184 reais.

De acordo com a Fecomercio, o comportamento cauteloso do consumidor é motivado pelas incertezas nos cenários político e econômico. A maioria dos consumidores que não presentearão (52%) afirma estar sem condições financeiras ou endividada. Outros 25% disseram que não costumam presentear em datas comemorativas.

A maioria dos consumidores pretende pagar a compra à vista (75%). O cartão de crédito deve ser utilizado por 24%. “O consumidor declara ter a intenção de pagar à vista, mas, na hora da compra, acaba optando pelo cartão de crédito, com a opção de parcelar”, ressaltou a Fecomercio em nota.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
a partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.