Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

CÂMBIO-Dólar recua 0,63% após acordo na Europa

Por Da Redação 9 dez 2011, 16h18

Por Silvio Cascione

SÃO PAULO, 9 Dez (Reuters) – O dólar fechou em baixa nesta sexta-feira, devolvendo parte da alta do dia anterior, mas ainda acima de 1,80 real, após líderes da União Europeia chegarem a um acordo para mudanças no tratado que criarão uma maior integração fiscal no bloco.

A moeda norte-americana fechou em queda de 0,63 por cento, a 1,8059 real para venda. Na quinta-feira, o dólar teve alta de 1,50 por cento, ao maior nível no mês. Na semana, o dólar registrou alta de 0,98 por cento.

Todos os líderes da União Europeia -à exceção do Reino Unido- concordaram nesta sexta-feira em buscar uma integração fiscal maior, com regras orçamentárias mais duras para a zona do euro.

Os investidores consideraram a notícia positiva contra a crise da dívida da zona do euro, com queda de 0,25 por cento do dólar em relação a uma cesta com as principais divisaspor volta das 17h e com alta de mais de 1 por cento das bolsas nos Estados Unidos e no Brasil.

“Os riscos de uma implosão na zona do euro, o risco de termos maiores problemas nesse momento, parecem minimizados”, disse o diretor da corretora Ativa, Álvaro Bandeira.

O mercado, agora, aguarda entre outras coisas a avaliação da agência de classificação de risco Standard & Poor’s, que ameaçou no começo da semana reduzir a nota de 15 países da zona do euro, incluindo Alemanha e França, dependendo do resultado da cúpula.

A taxa Ptax, calculada pelo Banco Central e usada como referência para os ajustes de contratos futuros e outros derivativos de câmbio, fechou a 1,8130 real para venda, em alta de 1,05 por cento ante quinta-feira.(Reportagem de Silvio Cascione; Edição de Patrícia Duarte)

Continua após a publicidade

Publicidade