Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

CÂMBIO-Dólar opera em alta ante real em dia de ajustes

SÃO PAULO, 19 Dez (Reuters) – O dólar tinha leve alta frente ao real nesta segunda-feira, após dois dias de queda, com o mercado fazendo ajustes em meio a um noticiário econômico fraco.

Às 10h52 (horário de Brasília), a divisa dos Estados Unidos era negociada a 1,8622 real para venda, em valorização de 0,31 por cento , após operar em leve baixa no começo dos negócios.

A cotação acumulou queda de 0,93 por cento na quinta e sexta-feiras, influenciada pelo leilão conjugado de venda do Banco Central (BC).

Já nesta sessão, o mercado estava apenas realizando correções na taxa de câmbio. “Agora o dólar está no ‘chove não molha'”, disse o operador de câmbio da Interbolsa do Brasil Moacir Marcos Junior. “Está mais ou menos tudo calmo.”

Ele identificou pressão de alta vinda da depreciação das commodities e também dos investidores estrangeiros, que acumulavam 147,3 milhões de dólares em posições compradas nos mercados de dólar futuro e cupom cambial (DDI), segundo dados mais recentes da BM&FBovespa – o que indica aposta na ascensão da divisa dos EUA. No início de dezembro, essa posição estava vendida em cerca de 2 bilhões de dólares.

Em relação a uma cesta de moedas, o dólar operava quase estável. O euro recuava frente ao dólar, com apreensão sobre uma teleconferência que ocorrerá mais tarde entre ministros das Finanças do bloco monetário europeu, que devem falar sobre empréstimos bilaterais ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Os futuros do índice S&P 500apontavam alta para a abertura do pregão em Nova York.(Por Mariane Pinho; Edição de Hélio Barboza)