CadÚnico 2025: as mudanças no sistema que é requisito para o Bolsa Família e outros 39 programas
Cerca de 94 milhões de pessoas estão cadastradas no sistema
O Cadastro Único (CadÚnico) ganhou uma nova versão para simplificar o cruzamento de dados e evitar fraudes no sistema. Lançada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), as atualizações já estão disponíveis desde a última segunda-feira, 17.
O CadÚnico é porta de entrada para mais de 40 programas sociais do Governo Federal, sendo o Bolsa Família, o Pé-de-Meia e o BPC (Benefício de Prestação Continuada) os principais deles. Ao todo, são mais de 40 milhões de famílias inscritas, cerca de 94 milhões de pessoas.
O que é o CadÚnico e como se inscrever?
O Cadastro Único (CadÚnico) é um instrumento do governo para reunir informações sobre as famílias de baixa renda. Devem estar cadastradas as famílias que ganham até meio salário mínimo por pessoa ou que ganham até 3 salários mínimos de renda mensal total. As inscrições no CadÚnico podem ser feitas na unidade do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social mais próxima ou em outro posto de atendimento do município. São cerca de 9,5 mil postos de cadastramento em todo o país. O cadastro é gratuito.
Como consultar o CadÚnico?
É possível ter as informações se a família está cadastrada no CadÚnico pelo site cadunico.dataprev.gov.br ou pelo aplicativo do Cadastro Único.
Quais são as mudanças do CadÚnico em 2025?
O sistema do CadÚnico ganhou uma nova plataforma, que permite o cruzamento de dados online de diferentes bases de dados do Governo Federal e a automatização de processos, agilizando a inserção de informações e a atualização dos dados das famílias. A principal mudança é que agora o sistema funciona com mais agilidade a partir do CPF da pessoa, facilitando a identificação da veracidade dos dados de quem está se inscrevendo, além de ver se a pessoa tem alguma pendência em seu nome. Com o CPF, também abre a possibilidade de integração com a nova Carteira de Identidade Nacional e outras bases biométricas.
‘Não se encara com teorias um bandido armado com fuzil’, diz ex-ministro da Segurança
Virgínia Fonseca quebra silêncio após rumores de término com Vini Jr
A visita ‘para inglês ver’ do príncipe William ao Rio
Chamado de louco por governador, Eduardo agora compara Jair Bolsonaro a… Churchill
Leandro Lima vai para hospital após ingerir gasolina em casa







