PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Brasileiro já utiliza mais o Pix do que o dinheiro como meio de pagamento

A transação é a mais usada por quase metade da população, segundo pesquisa do Banco Central

Por Camila Pati Atualizado em 4 dez 2024, 12h16 - Publicado em 4 dez 2024, 09h58

O brasileiro já usa mais o Pix do que o dinheiro como forma de pagamento. Usado por 76,4% da população, a transação é a forma de pagamento mais frequente para quase metade dos brasileiros (46%). O dinheiro em espécie — cédulas e moedas — é utilizado por 68,9% da população e é o mais frequente para 22%.

Os dados da pesquisa “O brasileiro e sua relação com o dinheiro” foram divulgados nesta quarta-feira pelo Banco Central. Duas mil pessoas foram ouvidas entre maio e julho deste ano, sendo que 1.000 compõem o público específico de caixas de estabelecimentos comerciais. Seu nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3,1%.

Segundo o BC, o dinheiro é mais usado entre aqueles que possuem menor renda: 75% das pessoas que recebem até dois salários mínimos e 69% entre os que ganham entre dois e cinco salários mínimos.

Quando a renda aumenta um pouco, o dinheiro em espécie passa a ser menos utilizado: 59,4% das pessoas com renda entre cinco e dez salários mínimos e 58,3% das que recebem mais de dez utilizam notas e/ou moedas de real hoje em dia.

O uso do dinheiro físico também é ligeiramente maior entre os idosos. De acordo com o levantamento, 72,7% das pessoas que têm 60 anos ou mais o utilizam; esse percentual cai para 68,6% entre aqueles que estão entre 16 e 24 anos.

Continua após a publicidade

Depois de Pix e dinheiro, aparecem os cartões de débito e de crédito na preferência dos brasileiros, sendo que o cartão de crédito é a forma de pagamento usada com maior frequência nos estabelecimentos comerciais, na visão dos caixas entrevistados (42% do total).

Os resultados do estudo confirmam que, desde seu lançamento, em 2021, o Pix caiu no gosto da população e tomou o espaço do dinheiro e dos cartões. Na última edição da pesquisa, em 2021, o Pix tinha entrado em operação há poucos meses, e o dinheiro ainda era o meio de pagamento mais comum, usado por 83,6% da população, sendo o mais frequente para 42% dos entrevistados. Na época, o Pix era usado por 46% da população. No recorte sobre frequência, seu percentual era de 17%.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.