Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Brasil terá produção recorde de etanol de 33,1 bilhões de litros

Volume será o maior desde a safra de 2015/16; aumento na fabricação ocorreu devido à queda de preços do açúcar no mercado externo

Por da Redação
23 abr 2019, 21h35

O Brasil deve alcançar uma produção recorde de 33,1 bilhões de litros de etanol na safra 2018/2019, o que representa aumento de 21,7% em relação ao ciclo anterior, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O volume será o maior desde os 30,5 bilhões na safra de 2015/16.

A produção recorde foi puxada pelo aumento do álcool hidratado, que é vendido das bombas de combustível direto para o tanque do carro. Alcançando também uma marca histórica, serão produzidos cerca de 23,6 bilhões de litros, ou seja, 45,2% a mais que na safra anterior. O maior valor até então produzido do hidratado havia sido de 19,6 bilhões de litros na safra 2010/11.

De acordo com o superintendente de Informações do Agronegócio da Conab, Cleverton Santana, o aumento na produção deveu-se, principalmente, à queda de preços do açúcar no mercado internacional e a um cenário mais favorável para o etanol no mercado interno, diante da alta do dólar e do petróleo. “Esses fatores fizeram com que as unidades de produção aumentassem a destinação de cana-de-açúcar para a produção de etanol nesta safra”, afirma.

O levantamento mostra também que houve redução na produção do outro tipo de etanol, o anidro, que é utilizado na mistura com a gasolina (22%). A produção ficou em 9,56 bilhões de litros, 13,1% a menos que no período antecedente. Segundo a Conab, a queda pode ter sido influenciada pela preferência do consumidor pelo hidratado ou, ainda, pela menor visita de motoristas às bombas de gasolina, refletindo em menor abastecimento de anidro. 

A quantidade de etanol produzida fez com que o preço do produto tenha se tornado mais atrativo do que o da gasolina. “O reflexo nas bombas está sendo sentido agora”, afirmou Júlio Borges, sócio-diretor-executivo da consultora Job Economia.

Continua após a publicidade

De acordo com a consultora especializada em etanol e cana-de-açúcar, o mercado doméstico consumiu 32 bilhões de litros de etanol na safra de 2018/19, batendo recorde, graças à atratividade no valor do produto ante à gasolina. A marca anterior era da safra de 2015/16, com 29,3 bi de litros consumidos.

Produção de matéria-prima

A safra da cana foi de 620,4 milhões de toneladas, apresentando redução de 2% em relação à anterior. Já a produção de açúcar atingiu 29,0 milhões de toneladas, um decréscimo de 23,3%. A área colhida ficou em 8,59 milhões de hectares, o que representa diminuição de 1,6% se comparada a 2017/18.

Na região sudeste, principal produtora do país, com São Paulo e Minas Gerais abrangendo quase 64% da produção nacional, a produção total foi de 400,3 milhões de toneladas, uma redução de 4,1% em relação à safra 2017/18, por problemas climáticos e devolução de terras arrendadas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.