Brasil atrai número recorde de turistas estrangeiros em 2016
Olimpíada ajudou a atrair mais visitantes de outros países, que chegaram a 6,6 milhões no ano passado; volume cresceu 4,8% em relação a 2015
Por Da redação
Atualizado em 4 jan 2017, 12h11 - Publicado em 4 jan 2017, 11h46
Argentinos mais uma vez lideraram o número de visitantes, com 2,1 milhões (Leon Neal/AFP)
Continua após publicidade
1/50 As imagens mais marcantes dos Jogos Olímpicos Rio 2016 (/VEJA)
2/50 O jamaicano Usain Bolt durante a semifinal dos 100m rasos, nas Olimpíadas Rio 2016 (Kai Pfaffenbach/Reuters)
3/50 O jamaicano Usain Bolt conquista o tri olímpico nos 200m rasos nos jogos olímpicos Rio-2016 (Damien Meyer/AFP)
4/50 Thiago Braz da Silva durante a prova de salto com vara, nos Jogos Olímpicos Rio 2016 (Fabrice Coffrini/AFP)
5/50 Sergio Gonzalez, de Cuba, pula para pegar a bola na partida contra a Rússia, nas Olimpíadas Rio 2016 (Adrees Latif/Reuters)
6/50 O brasileiro André Nascimento tenta marcar Kisi Keomaka Unufe dos Estados Unidos na disputa do Rugby (Phill Noble/Reuters)
7/50 As brasileiras Ingrid Oliveira e Giovanna Pedroso, durante a final dos saltos ornamentais no Centro Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro (RJ) - 09/08/2016 (Pilar Olivares/Reuters)
8/50 Danielle Page, da Sérvia, durante a semifinal de basquete feminino contra a Espanha, nas Olimpíadas Rio 2016 (Jim Young/AFP)
9/50 Competidoras participam do triatlo no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ) - 20/08/2016 (Antonio Milena/VEJA/NOPP)
10/50 O brasileiro Felipe Wu compete nos 10m tiro com pistola, no Rio (Ivan Pacheco/VEJA.com)
11/50 A ginasta Flávia Saraiva durante a final na trave, nos Jogos Olímpicos Rio 2016 (Paulo Vitale/VEJA)
12/50 A judoca brasileira, Rafaela Silva dá um golpe na alemã Miryam Roper, na primeira fase eliminatória das Olimpíadas Rio 2016 (Danilo Verpa/Folha S.Paulo/NOPP)
13/50 Mayra Aguiar vence cubana e é bronze na Rio-2016 - 11/08/2016 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
14/50 Time brasileiro se prepara para realizar um salto, na final do nado sincronizado, nas Olimpíadas Rio 2016 (Stefan Wermuth/Reuters)
15/50 A canadense Colleen Loach, durante prova de hipismo, nos Jogos Olímpicos Rio 2016 (Adrees Latif/Reuters)
16/50 Atletas durante a prova de salto com barreiras feminina, no Estádio Olímpico - 13/08/2016 (Alexander Hassenstein/Getty Images)
17/50 O brasileiro Maicon Siqueira comemora após vencer o britânico Mahama Cho, conquistando a medalha de bronze na categoria acima de 80kg do taekwondo, na Arena Carioca 3 - 20/08/2016 (Ed Jones/AFP)
18/50 Poliana Okimoto conquista o bronze na maratona aquática da Olimpíada do Rio de Janeiro(Ivan Pacheco/VEJA.com)
19/50 Coreano Wang Jeung-Hun compete na prova de golfe masculino pela Rio-2016 - 13/08/2016 (Andrew Boyers/Reuters)
20/50 Atletas da marcha atlética durante a prova dos 20km masculino, nas Olimpíadas Rio 2016 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
21/50 Canoísta brasileiro Isaquias Queiroz conquista a medalha de prata na canoagem - 16/08/2016 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
22/50 Michael Phelps durante a prova de 200m nado medley, nas Olimpíadas Rio 2016 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
23/50 O nadador Michael Phelps supera favoritos nos 200m nado borboleta e garante sua segunda medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Rio 2016, a 20ª de sua carreira (David Ramos/Getty Images)
24/50 Brasil e Austrália disputam partida qualificatória no Estádio Aquático Olímpico, no Rio de Janeiro (Adam Pretty/Getty Images)
25/50 A voluntária Marjorie Enya (dir), beija a jogadora de rugby Isadora Cerullo, após proposta de casamento, na partida entre Austrália e Nova Zelândia, em Deodoro, no Rio de Janeiro (RJ) - 08/08/2016 (Alexander Hassenstein/Getty Images)
26/50 O lutador Iakobi Kajaia, da Geórgia, fica embaixo do ucraniano Aleksander Chernetski, durante a final da luta greco-romana nas Olimpíada Rio 2016 (Toru Hanai/Reuters)
27/50 O brasileiro Thiago Braz e o francês Renaud Lavillenie durante a premiação da medalha, nos Jogos Olímpicos Rio 2016 (Johannes Eisele/AFP)
28/50 Brasileiro Pedro Veniss disputa pela final da prova de hipismo no Rio de Janeiro - 17/08/2016 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
29/50 Jhon Murillo, da Colômbia, durante a final de salto triplo na Rio 2016 (Adrian Dennis/AFP)
30/50 O líbero Serginho se emociona após conquista da medalha de ouro seleção masculina de vôlei na Rio-2016 (Antonio Milena/VEJA/NOPP)
31/50 O ginasta Arthur Nory durante apresentação no solo, na final do individual geral masculino, nos Jogos Olímpicos Rio 2016 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
32/50 O brasileiro Robson Conceição (azul), vence Lázaro Álvarez e vai para a final do boxe, em luta realizada no Pavilhão 6 do Riocentro - 14/08/2016 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
33/50 A porto-riquenha Lely Burgos, durante as finais de levantamento de peso feminino, categoria 53 kg, no Pavilhão 2 do Riocentro - 07/08/2016 (Stoyan Nenov/Reuters)
34/50 Segun Toriola da Nigéria durante disputa no tênis de mesa contra o japonês Koki Niwa (Mike Ehrmann/Getty Images)
35/50 Ginastas se apresentam na trave de equilíbrio durante etapa classificatória da ginástica artística feminina, disputada na Arena Olímpica da Barra (Paulo Vitale/VEJA.com)
36/50 Nikola Karabatic da França é marcado de perto pela defesa tunisiana na disputa do handebol masculino na Arena do Futuro (Kai Pfaffenbach/Reuters)
37/50 A egípcia Doaa Elghobashy e a alemã Kira Walkenhorst, durante partida do vôlei de praia feminino, no Rio de Janeiro (RJ) - 07/08/2016 (Lucy Nicholson/Reuters)
38/50 Jogadores do Brasil comemoram gol sobre a Dinamarca, nas Olimpíadas Rio 2016 (Lucas Figueiredo/Mowa Press)
39/50 Os americanos David Boudia e Steele Johnson durante prova de salto sincronizado, nas Olimpíadas Rio 2016 (Dominic Ebenbichler/Reuters)
40/50 A americana Kristin Armstrong desaba no chão após conquistar a medalha de ouro na prova de ciclismo contrarrelógio, nas Olimpíadas Rio 2016 (Bryn Lennon/Getty Images)
41/50 Competidoras australianas, durante a repescagem do remo feminino, no Estádio da Lagoa - 08/08/2016 (Carlos Barria/Reuters)
42/50 O nadador Michael Phelps se surpreende com as três medalhas de prata nos 100m nado borboleta, nas Olimpíadas Rio 2016 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
43/50 Gabriel Jesus faz a finta no jogador da Colômbia, nos Jogos Olímpicos Rio 2016 (Lucas Figueiredo/Mowa Press)
44/50 A equipe italiana de ciclismo durante sessão de treinos (Matthew Childs/Reuters)
45/50 DeMarcus Cousins dá enterrada durante a vitória dos Estados Unidos contra a Sérvia, na final do torneio olímpico de basquete (Ivan Pacheco/VEJA.com)
46/50 A nadadora checa Simona Baumrtrova, durante a prova dos 100 metros nado costas, no Centro Aquático Olímpico - 07/08/2016 (Dominic Ebenbichler/Reuters)
47/50 Atletas competem durante a prova de ciclismo de estrada, nas Olimpíadas Rio 2016 ()
48/50 Fogos de artifício criam a palavra 'Rio', durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio-2016, realizada no Estádio do Maracanã - 05/08/2016 (Fabice Coffrini/AFP)
49/50 A modelo Gisele Bündchen desfila no estádio do Maracanã durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 (Clive Brunskill/Getty Images)
50/50 Fogos de artifício durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no estádio do Maracanã (Chris McGrath/Getty Images)
O Brasil atingiu o número recorde de 6,6 milhões de visitas de estrangeiros em 2016. O ano em que o país sediou a Olimpíada e a Paralimpíada registrou aumento de 4,8% na entrada de turistas de outros países em relação ao ano anterior. Em 2014, quando o Brasil sediou a Copa do Mundo, o número de estrangeiros foi de 6,4 milhões.
O movimento histórico dos turistas estrangeiros injetou na economia brasileira o montante de 6,2 bilhões de dólares. O montante equivale a mais de 21 bilhões de reais e é 6,2% maior do que o registrado em 2015. A entrada de recursos não foi recorde como o número de visitantes devido às variações do câmbio, que se refletem diretamente no turismo.
Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pelo Ministério do Turismo, com informações do Banco Central e da Polícia Federal. “Os números são extremamente positivos. Se comparados com o contexto internacional, mostram que ainda podemos avançar muito, mas comprovam que soubemos aproveitar os megaeventos que realizamos no país”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.
O perfil da maior parte dos visitantes que desembarcaram no Brasil de janeiro a dezembro é de latinos e norte-americanos, seguidos de europeus. Os argentinos mantiveram a tradicional liderança entre os visitantes ao ultrapassarem a marca de 2,1 milhões de turistas. Os Estados Unidos ocuparam o segundo lugar, com o envio de 600.000 pessoas. Em seguida, aparecem na lista Chile, Paraguai, Uruguai, França, Alemanha, Itália, Inglaterra, Portugal e Espanha.
Continua após a publicidade
O lazer é o principal objetivo da viagem, apontado por metade dos turistas. A mesma proporção de turistas ficou em hotéis, flats ou pousadas e viajou em família ou de casal. Cerca de 30% do total de viajantes foram influenciados por amigos e parentes e 40% se informaram pela internet. Os dados farão parte da Demanda Turística Internacional, estudo elaborado anualmente pelo Ministério do Turismo e que só deve ser divulgado em detalhes no fim do semestre.
Expectativa de crescimento
Para 2017, a expectativa é que o fluxo de estrangeiros no país cresça em torno de 6%, mesma tendência de crescimento registrada em outros países que sediaram Olimpíadas, no ano seguinte ao evento. A Inglaterra, por exemplo, país que sediou os Jogos antes do Brasil, registrou aumento médio de 5% ao ano depois do megaevento. O último crescimento registrado no país antes dos Jogos tinha sido de 0,92%.
O aumento no fluxo no Brasil também é esperado devido ao retorno positivo dos turistas ouvidos pelo Ministério do Turismo no período dos Jogos. A pesquisa mostra que mais de 87% dos estrangeiros pretendem voltar ao Brasil e que 94,2% dos brasileiros querem retornar ao Rio de Janeiro.
Continua após a publicidade
Para garantir a continuidade do movimento alto de turistas, o governo prepara um pacote de medidas que deve ser lançado ainda no primeiro semestre deste ano. “O desafio do Ministério do Turismo é transformar o ganho de imagem em geração de emprego, o desejo de retorno do turista internacional em realidade, além de fazer os brasileiros conhecerem mais os destinos domésticos. Para isso, estamos investindo na melhoria de infraestrutura, qualificação de mão de obra e promoção dos nossos destinos”, informou o ministério.
Grande parte dos hóspedes esperados já deve chegar no verão. O Ministério estima que o número de viagens pelo Brasil nos meses mais quentes (de dezembro a fevereiro) deve chegar a 73,4 milhões, número ligeiramente superior às 72,8 milhões de viagens realizadas no verão de 2015.
Em 2016, o Ministério do Turismo recebeu 235,9 milhões de reais, o terceiro pior orçamento da Esplanada. Com a liberação de alguns créditos e recursos para PAC, o ano fechou com o valor empenhado de 671,4 milhões de reais.
Segundo a pasta, os recursos devem ser ampliados em 2017. “O turismo é uma das atividades que mais dão retorno, mesmo com investimentos mínimos. Acredito que se conseguirmos passar as medidas que estamos trabalhando com o apoio da Casa Civil, esse problema de recursos estará sanado”, disse Beltrão.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.