Brasil alcança 500 mercados abertos ao agro desde o início do governo Lula
Ministério da Agricultura e Itamaraty conseguem autorização para a exportação de carne bovina e seus produtos para a Guatemala
O governo brasileiro, por meio do Ministério da Agricultura e do Itamaraty, recebeu autorização da Guatemala para exportar carne bovina e seus produtos para o país da América Central, alcançando a marca de 500 novos mercados abertos ao agro no exterior desde o início do atual mandato do presidente Lula, em 2023.
Com uma população de cerca de 18 milhões de habitantes, a Guatemala importou mais de 192 milhões de dólares em produtos agropecuários brasileiros entre janeiro e outubro de 2025, principalmente cereais.
Em 2024, o país importou 156 milhões de dólares em carne bovina, aproximadamente 8,6% do consumo interno, mais que o dobro da média dos anos anteriores, o que, segundo o Ministério da Agricultura, mostra o potencial crescente do mercado centro-americano.
“Em 2023, o presidente Lula colocou como meta abrirmos 200 novos mercados e restabelecermos boas relações diplomáticas. E agora, três anos depois, chegamos a 500. Isso mostra o esforço de toda uma equipe e a confiança que os países têm no padrão sanitário brasileiro”, afirmou ao Radar o ministro Carlos Fávaro.
“Cada abertura traz mais renda para o campo, mais oportunidade para quem produz e mais reconhecimento para os nossos produtos. E tudo isso mantendo o abastecimento do mercado interno, que consome cerca de 70% do que produzimos”, acrescentou.
O Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina. Em 2024, embarcou mais de 12 bilhões de dólares, o equivalente a 2,8 milhões de toneladas, para mais de 150 mercados. De janeiro a outubro de 2025, as vendas de carne bovina ao exterior superaram 14 bilhões de dólares.
Segundo o Ministério da Agricultura, a abertura para a Guatemala cria novas oportunidades em um mercado regional estratégico, com potencial de expansão especialmente para cortes congelados, categoria que representa mais de 70% das importações guatemaltecas do produto.
Lula ganha um novo presente da direita, mas o futuro indica um desafio quase impossível
Flávio revela reação de Tarcísio após anúncio de disputa à Presidência
Brasil está próximo de ter ministro de tribunal superior preso, diz senador
Virginia vira piada na Grande Rio ao desfilar colada no professor de samba
‘Dark Horse’, filme sobre Bolsonaro, tem primeiras cenas divulgadas; assista ao teaser







