Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

BOVESPA-Índice tem leve baixa com realização e dado dos EUA

Por Da Redação 14 fev 2012, 11h57

SÃO PAULO, 14 Fev (Reuters) – A bolsa brasileira operava em leve baixa no pregão desta terça-feira, com uma realização de parte dos lucros da véspera, quando subiu 2,65 por cento, e após dados de venda no varejo dos Estados Unidos abaixo do esperado.

Às 12h54, o Ibovespa tinha queda de 0,38 por cento, a 65.440 pontos. O giro financeiro da sessão era de 1,84 bilhão de reais.

Nos mercados externos, o índice europeu FTSEurofirsttambém tinha queda, de 0,27 por cento, assim como o norte-americano Dow Jones, com recuo de 0,18 por cento.

“Tivemos um movimento acelerado ontem (segunda-feira) que está sendo contrabalançado neste pregão”, afirmou o economista André Perfeito, da Gradual Corretora.

Apesar de não considerar os dados de vendas no varejo nos EUA ruins, Perfeito ressaltou que esses números fizeram com que as bolsas de todo o mundo passassem de leve alta para ligeira baixa.

Continua após a publicidade

O total de vendas nos EUA aumentou 0,4 por cento, após a estabilidade de dezembro. Economistas ouvidos pela Reuters previam avanço de 0,7 por cento para o mês passado.

Entre as ações do Ibovespa, as blue chips eram as principais influências na queda. A preferencial da Petrobrascaía 1,68 por cento, a 23,95 reais.

A petrolífera estima que o aumento da produção de petróleo no Brasil em 2012 será de 336 mil barris por dia, segundo disse o diretor financeiro da estatal nesta terça-feira, Almir Barbassa, em teleconferência para analistas.

A preferencial da Vale também tinha queda, de 1,07 por cento, a 43,26 reais. A mineradora anunciou nesta terça-feira que está gradualmente retomando as operações de suas minas subterrâneas em Sudbury (Canadá) e que esse processo deve ser concluído até o fim deste mês.

Na outra ponta, o destaque ficava com Banco do Brasil , que subia 2,46 por cento, a 27,04 reais, após ter informado que encerrou o quarto trimestre com lucro líquido de 2,972 bilhões de reais, uma queda de 25,7 por cento sobre o obtido um ano antes, mas acima da expectativa média de analistas consultados pela Reuters.

Embraer também subia, com ganhos de 0,72 por cento, a 12,56 reais. A fabricante de aviões informou na manhã desta terça0-feira que a companhia aérea Azul acertou a compra de mais 10 jatos modelo 195.(Por Roberta Vilas Boas; Edição de Cesar Bianconi)

Continua após a publicidade

Publicidade