Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOVESPA-Índice sobe por blue chips, na contramão de Wall Street

(Texto atualizado com dados finais do fechamento e comentários de profissionais do mercado)

Por Roberta Vilas Boas

SÃO PAULO, 4 de novembro (Reuters) – A Bovespa fechou esta sexta-feira em alta, na contramão dos mercados internacionais, sustentada pelo comportamento positivo das blue chips Vale e Petrobras .

O Ibovespa subiu 0,81 por cento, a 58.669 pontos, mas encerrou a semana com perda de 1,42 por cento. O giro financeiro desta sessão foi de 5,3 bilhões de reais.

Para o analista Rossano Oltramari, da XP Investimentos, o índice monitorou à distância os índices de Wall Street, que reduziram as perdas no final do dia.

“Houve uma melhora geral. A Europa fechou em baixa, mas as bolsas norte-americanas deram uma boa melhorada (pela tarde)”, explicou.

Os principais índices acionários dos Estados Unidos chegaram a cair mais de 1 por cento, mas recuperaram-se parcialmente no final. O Dow Jones fechou em baixa de 0,51 por cento e o S&P caiu 0,63 por cento.

Oltramari considerou também que a bolsa brasileira está “barata”, com um desempenho no acumulado do ano pior que o de suas pares no exterior, e lembrou que setores importantes tiveram bons desempenhos nesta sexta-feira.

A ação preferencial da Vale subiu 1,32 por cento, a 42,25 reais, a preferencial da Petrobras teve alta de 0,82 por cento, a 22,10 reais.

A mineradora pretende vender uma mina de carvão que produz 3 milhões de toneladas por ano na Colômbia e o porto Rio Cordoba, também no país, afirmaram potenciais compradores.

Já a petroleira anunciou a descoberta de nova acumulação de gás no pós-sal da Bacia do Espírito Santo, sem dar detalhes de volume, além de uma nova descoberta de petróleo em águas profundas na porção norte-americana do Golfo do México.

Outra que deu sustentação ao índice foi Cesp , que subiu 8,07 por cento, para 32,15 reais, com a notícia de que o parecer da presidente Dilma Rousseff sobre concessões do setor elétrico que vencem em 2015 deve sair em 30 dias.

Fora do Ibovespa, o destaque ficou com Lojas Marisa , que recuou 10,23 por cento, a 20,70 reais, após a divulgação de resultados do terceiro trimestre que desapontaram o mercado.

(Edição de Aluísio Alves)