Clique e assine com até 92% de desconto

BOVESPA-Índice sobe em mais um dia de baixo volume

Por Da Redação 27 dez 2011, 17h23

(Texto atualizado com mais informações e dados oficiais de fechamento)

Por Roberta Vilas Boas

SÃO PAULO, 27 Dez (Reuters) – A bolsa brasileira fechou o pregão desta terça-feira em alta, seguindo o comportamento dos mercados dos Estados Unidos, mas ainda com um baixo volume devido a proximidade do fim do ano.

O Ibovespa teve ganhos de 0,58 por cento, a 58.005 pontos. O giro financeiro foi de 3,3 bilhões de reais.

Em Nova York, o índice Dow Jones subia 0,14 por cento às 18h21, enquanto o Standard & Poor’s ganhava 0,17 por cento.

Continua após a publicidade

Segundo o analista João Pedro Brugger, da Leme Investimentos, houve “um pouco de correção” nesta sessão, principalmente nas blue chips, que caíram na véspera. A preferencial da Petrobras teve alta de 0,14 por cento, enquanto a da Vale subiu 0,31 por cento.

“Mas o volume continua fraco e o dia teve uma agenda sem muitos indicadores. A tendência é que o giro financeiro continue nesses níveis e o mercado operando mais de lado”, afirmou ele.

Nesta terça, a confiança do consumidor dos EUA foi o dado em destaque, registrando um salto para 64,5 em dezembro, de um dado revisado para baixo de 55,2 em novembro.

No índice, outras ações de petróleo e mineração colaboraram para a alta, com a MMX subindo 2,34 por cento, a 6,55 reais, e a OGX ganhando 1,6 por cento, a 14,00 reais. Ambas as empresas pertencem ao empresário Eike Batista.

A Embraer teve a maior alta do índice, com ganhos de 3,98 por cento, a 11,50 reais, recuperando as perdas da segunda-feira, quando caiu mais de 2 por cento.

Na outra ponta, os papéis da Vanguarda (antiga Brasil Ecodiesel) registraram a maior queda, de 3,03 por cento, a 0,32 real.(Edição de Silvio Cascione)

Continua após a publicidade
Publicidade