Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOVESPA-Índice mantém alta e fecha semana com ganhos de 2,86%

(Texto atualizado com mais informações e dados oficiais de fechamento)

SÃO PAULO, 23 Dez (Reuters) – A bolsa brasileira manteve nesta sexta-feira o comportamento de alta registrado na véspera, com dados melhores da economia dos Estados Unidos e a trégua de notícias ruins vindas da Europa.

O Ibovespa fechou o dia com ganhos de 0,62 por cento, a 57.701 pontos e, dessa forma, terminou a penúltima semana do ano com alta de 2,86 por cento. O giro financeiro desta sessão foi de 4,1 bilhões de reais.

O comportamento ficou em linha com o dos mercados externos. Às 18h26, o Dow Jones, da bolsa de Nova York, subia 0,7 por cento, enquanto o Standard & Poor’s valorizava 0,61 por cento.

“O mercado aproveita essa trégua no noticiário ruim europeu e também os indicadores positivos dos EUA”, explicou o operador Rafael Dornaus, da Hencorp.

No país, as encomendas de bens duráveis dispararam 3,8 por cento depois de ficarem estáveis em outubro, enquanto o gasto pessoal subiu 0,1 por cento, após alta da mesma magnitude em outubro.

“Em termos de ações, OGX puxou mais que a Petrobras, pela licença prévia que obteve. Mas foram praticamente as blue chips que sustentaram”, afirmou o operador.

A ação da petrolífera do empresário Eike Batista subiu 0,88 por cento, a 13,79 reais. Na noite de quinta, a OGX informou que sua subsidiária no Maranhão obteve da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (SEMA/MA) a licença ambiental prévia que permite a produção de gás natural na Bacia do Parnaíba.

A preferencial da Petrobras teve alta de 0,32 por cento, a 22,22 reais, enquanto a da Vale valorizou 0,65 por cento, a 38,95 reais.

Entre os papéis em baixa, o destaque ficou com setor de construção. Rossi caiu 1,43 por cento, a 8,28 reais, enquanto Gafisa perdeu 0,93 por cento, a 4,25 reais, e PDG recuou 0,5 por cento, a 5,98 reais.(Por Roberta Vilas Boas; Edição de Silvio Cascione)