Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOVESPA-Índice cai com novos temores de calote da Grécia

SÃO PAULO, 1o de novembro (Reuters) – A Bovespa caía forte nesta terça-feira, seguindo o movimento dos mercados externos, após a notícia de que a Grécia fará um referendo sobre o pacote de resgate acertado com a União Europeia.

Às 12h49, o Ibovespa recuava 2,51 por cento, a 56.873 pontos. O volume financeiro do pregão era de 2,3 bilhões de reais.

No exterior, o Dow Jones, da Bolsa de Nova York, perdia 1,76 por cento, enquanto o principal índice de ações europeu caía 3,3 por cento.

“O George Papandreou (primeiro-ministro grego) disse que vai fazer um referendo, o que traz surpresa porque todos os países se esforçaram para ajudar a Grécia”, afirmou o estrategista-chefe da SLW, Pedro Galdi.

Para ele, a situação na Europa voltou à “estaca zero” com essa notícia, após o avanço com acordo da semana passada de medidas contra a crise que animaram os mercados. “Esperava-se que com a ajuda à a Grécia, teriamos um tempo para respirar”.

Galdi também considerou que o gesto grego traz preocupações de que outros países europeus suspendam a ajuda concedida.

No mercado interno, as ações de bancos seguiam o movimento de seus pares europeus e registravam fortes quedas.

Itaú Unibanco , mesmo tendo apresentado lucro acima do esperado no terceiro trimestre, caía 2,7 por cento, a 31,82 reais.

Santander perdia 3,6 por cento, a 14,90 reais, enquanto Bradesco recuava 2,2 por cento, a 30,36 reais, e Banco do Brasil tinha queda de 2,1 por cento, a 25,35 reais.

As blue chips também registravam quedas, com os recuos nas commodities. A preferencial da Petrobras perdia 2,8 por cento, a 20,72 reais, enquanto a Vale recuava 3 por cento, a 39,59 reais.

(Por Roberta Vilas Boas; Edição de Aluísio Alves)