Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Governo estima economia de R$ 100 milhões por ano com site único

Decreto foi assinado na última quinta-feira e fazia parte das metas estabelecidas para os primeiros cem dias de governo

Por Da redação
Atualizado em 15 abr 2019, 10h27 - Publicado em 15 abr 2019, 09h09

O presidente Jair Bolsonaro disse que o governo federal deve economizar cerca de 100 milhões de reais por ano com a implementação de um site único na internet para todos os canais digitais da administração federal. Pelo Twitter, o presidente disse que a cifra é o valor gasto com administração de milhares sites do governo.

A criação do portal Gov.Br foi autorizada pelo Decreto 9.756/2019, publicado em edição extra do Diário Oficial da União de quinta-feira 11. O texto foi assinado por Bolsonaro durante a cerimônia que marcou os primeiros 100 dias de governo. A previsão é que a migração seja feita em até dois anos.

A primeira fase de implantação do projeto deverá ser concluída até 31 de julho deste ano, quando a plataforma do GOV.BR deverá estar disponível para adesão dos demais órgãos e entidades da administração pública direta, além de autarquias e fundações do Poder Executivo federal.

O prazo final para que todos os órgãos migrem os conteúdos de seus portais é 31 de dezembro de 2020. Depois disso, os os endereços eletrônicos serão desativados. A articulação com os gestores públicos e o monitoramento da unificação será de responsabilidade da Secretaria Especial de Modernização do Estado (Seme), que é vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República.

O portal único de governo é uma medida que tem sido adotada por outros países, como Reino Unido e México. A ideia é que seja uma plataforma com serviços e informações úteis ao cidadão, atualmente descentralizadas em milhares de endereços eletrônicos. 

(Com Agência Brasil)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.