Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

BOLSA ÁSIA-Grécia gera temor sobre crise e índices caem

Por Da Redação 1 nov 2011, 06h47

Por Chikako Mogi

TÓQUIO, 1o de novembro (Reuters) – As bolsas de valores asiáticas fecharam em baixa nesta terça-feira, após o inesperado anúncio de que a Grécia fará um referendo sobre seu acordo de resgate, pondo em dúvida os esforços para resolver a crise de dívida da zona do euro.

A decisão tomada pelo primeiro-ministro grego, George Papandreou, para convocar um referendo pode resultar em eleições antecipadas se a população, prejudicada pelas duras medidas de austeridade, rejeitar o acordo, possivelmente desencadeando um calote de dívida.

Os investidores temem que a medida grega mine os esforços da Europa para impedir o espalhamento da crise, enquanto o nervosismo do mercado põe os bônus italianos sob nova pressão.

O índice MSCI das ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 2,46 por cento, após fechar outubro com ganho de mais de 12 por cento.

Em Tóquio, o índice Nikkei encerrou em baixa de 1,70 por cento.

Operadores disseram que as ações asiáticas devem sofrer com realização de lucros, após a forte alta da semana passada.

Uma outra razão para vender foi a queda do índice manufatureiro da China em outubro, fazendo o mercado de Hong Kong perder 2,49 por cento.

O índice de Seul teve leve alta de 0,03 por cento. A bolsa de Taiwan avançou 0,45 por cento, enquanto o índice referencial de Xangai ganhou 0,07 por cento. Cingapura retrocedeu 2,33 por cento e Sydney fechou com desvalorização de 1,52 por cento.

Continua após a publicidade
Publicidade