Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BNDES aprova crédito de R$ 307 mi à Hyundai Brasil

Com o investimento, a montadora sul-coreana irá instalar a primeira fábrica no Brasil, com produção estimada em cerca de 150 mil unidades ao ano

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou nesta quarta-feira a aprovação do financiamento de 307,4 milhões de reais à montadora de automóveis Hyundai Motor Brasil. Segundo comunicado do banco, os recursos serão usados para nova unidade industrial em Piracicaba, no interior de São Paulo, destinada à produção de veículos de passeio.

Esta será a primeira fábrica da sul-coreana Hyundai no Brasil, com produção estimada em cerca de 150 mil unidades ao ano, destinada à fabricação dos veículos batizados provisoriamente de “Projeto HB”. Segundo o BNDES, os veículos da família HB serão distribuídos em três modelos: Hatchback (5 portas), Sedan (4 portas) e Mini SUV (utilitário com 5 portas), equipados com motorização 1.0L e 1.6L flex e câmbio manual ou automático.

A expectativa é que a empresa inicie a produção de veículos no final de 2012, com o modelo Hatchback, enquanto os tipos Sedan e Mini SUV têm lançamento previsto para 2013. Todos os modelos terão, desde o início de sua produção, o índice de nacionalização mínimo exigido na legislação brasileira, segundo o BNDES.

O banco calcula a geração de 2 mil empregos diretos com o projeto, a partir do primeiro ano de produção, e outros 3 mil empregos junto aos fornecedores.

(Com Agência Estado)