Atividade econômica recua 0,41% em janeiro, diz BC
Desaquecimento ocorre após dois meses seguidos de alta. Em doze meses, aumento acumulado é 1,1%
A atividade da economia brasileira começou 2019 em queda. O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), divulgado nesta segunda-feira, 18, pelo Banco Central, registrou retração de 0,41% em janeiro em comparação com dezembro do ano passado.
O desaquecimento veio após dois meses de alta. Em novembro e dezembro do ano passado, na mesma comparação contra o mês anterior, o indicador apresentou uma alta de, respectivamente, 0,27% e 0,21%.
O IBC-Br é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.
O índice ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. Nesta semana, o Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne para definir se mantém a taxa em 6,5%, menor índice da história. Há um ano, a Selic está nesse patamar.
Em relação a janeiro de 2018, porém, foi registrada alta de 0,79% no indicador. Em doze meses até janeiro, por sua vez, houve expansão de 1,1%.