Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Apple é processada por diminuir velocidade de iPhones velhos

Duas ações judiciais foram encabeçadas por consumidores, uma delas na Califórnia e outra na cidade de Chicago

Apple está enfrentando dois processos nos Estados Unidos após revelar, na quarta-feira, que uma programação no sistema operacional dos iPhones diminui a velocidade de funcionamento conforme os aparelhos ficam mais velhos. As ações judiciais foram encabeçadas por consumidores de Los Angeles e Chicago.

A redução na velocidade atinge os modelos iPhone 6, 6S, SE e 7. No caso dos três primeiros modelos, a mudança foi feita por meio de uma atualização disponibilizada no ano passado – para o iPhone 7, a alteração ocorreu com a liberação do iOS 11.2. De acordo com a empresa, há planos de implementar a redução de velocidade para outros produtos no futuro.

Processos

Na Califórnia, Stefan Boganovich e Dakota Speas, moradores de Los Angeles, alegam danos financeiros – eles são donos de iPhones 7 e 7S, mas já compraram modelos anteriores. Na ação, eles citam a perda de valor econômico dos aparelhos e custos com a compra de novas baterias como motivos para receber uma compensação da Apple.

Ainda segundo eles, usuários do iPhone nunca teriam consentido com tal atitude da empresa na quarta-feira a Apple alegou que uma das razões para a diminuição da performance é prolongar a vida útil dos dispositivos.

O advogado James Vlahakis, que defende os consumidores de Chicago, disse ao jornal local Sun-Times que a Apple violou a lealdade dos clientes, forçando muitos a pagarem por um novo iPhone. “As corporações têm que perceber que quando as pessoas gastam seus dólares em um produto, elas esperam que a performance seja conforme o esperado”, disse Vlahakis. “Em vez disso, a Apple parece ter ocultado o motivo dos telefones antigos estarem ficando lentos.”

O processo afirma que a Apple “desnecessariamente sujeita os consumidores a comprarem iPhones mais novos e mais caros quando uma bateria de reposição poderia ter permitido aos consumidores continuarem usando seus iPhones mais antigos”. Nesse caso, os clientes também solicitam uma compensação financeira da Apple, mas a quantia não foi especificada.

Procurada, a Apple do Brasil afirmou que a empresa não vai comentar o fato.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Social Democrata Nem Direita Nem Esquerda

    Eu sabia que isso era mais uma palhaçada da Aplle para obrigar você trocar de aparelho todo ano. Absurdo o que se paga num iphone para não durar mais que 2 anos.

    Curtir

  2. Não comprem Iphone, simples assim, comprem Samsung e outros concorrentes.

    Curtir

  3. Se tem a sensação que isso acontece com os maCbooks também. O que o usuário ou consumidor espera com uma atualização do sistema operacional? Que o aparelho melhore ora bolas, e não piore.

    Curtir