Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Após 17 mil dislikes, comercial do Boticário ‘vence’ ataques racistas

Propaganda só com atores negros recebeu onda de 'descurtidas' e comentário irônicos de cunho racista – mas as reações positivas ganharam de goleada

Por Redação Atualizado em 31 jul 2018, 16h41 - Publicado em 31 jul 2018, 15h53

Uma propaganda de Dia dos Pais da marca de cosméticos O Boticário publicada na semana passada recebeu uma onda de “dislikes” e comentários irônicos no YouTube. O motivo? O comercial – divertido – mostra uma família negra feliz celebrando a data.

As mensagens de cunho racista questionavam a ausência de brancos em uma crítica debochada à falta de “diversidade” da propaganda. “O Boticário só fabrica perfumes para afros?”, dizia um dos comentários.

Comercial O Boticário de Dia dos Pais
Vídeo de Dia dos Pais da marca ‘O Boticário’ recebeu comentários racistas e irônicos no YouTube (O Boticário/Youtube/Reprodução)

Diante da repercussão, a marca postou uma mensagem defendendo a campanha. “Já faz bastante tempo que trazemos representatividade e diversidade para as nossas campanhas. E temos muito orgulho disso. Mas as reações que o nosso filme gerou só mostram pra nós que temos muito trabalho a fazer. A gente acredita no respeito a todas as pessoas e deseja que, em breve, isso não seja mais motivo de desconforto pra ninguém.”

A propaganda, porém, não atraiu só os trolls. A maioria dos comentários elogiou a iniciativa e, apesar do alto número de reações negativas, as reações positivas vencem de goleada: mais de 100.000 “curtidas” contra 17.000 “descurtidas”. O vídeo já foi visto mais de 6,5 milhões de vezes.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

O mercado não espera — e você também não pode!
Com a Veja Negócios Digital , você tem acesso imediato às tendências, análises, estratégias e bastidores que movem a economia e os grandes negócios.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.