Ambipar passa a abastecer veículos com etanol feito a partir de resíduos alimentares
A multinacional passou a produzir álcool com sobras do processo produtivo e controle de qualidade como balas, chocolates, biscoitos, macarrão e pães

A Ambipar, multinacional brasileira de soluções ambientais, começou neste mês a abastecer sua frota de veículos leves com etanol produzido a partir de resíduos da indústria alimentícia. A empresa inaugurou o primeiro posto de combustível na cidade de Nova Odessa (SP).
A iniciativa é fruto de um trabalho que começou em 2021, com a concepção do projeto Ambiálcool, focado na produção de etanol a partir de resíduos de açúcar varridos do Porto de Santos (SP). A partir dos primeiros testes, a multinacional passou a produzir álcool com sobras do processo produtivo e controle de qualidade como balas, chocolates, biscoitos, macarrão, pães, entre outros.
A cada tonelada desses resíduos a Ambipar consegue produzir de 400 litros de etanol, desde que os produtos tenham alto teor de açúcar, acima de 35% na escala Brix, que mede a concentração de sólidos solúveis em uma solução, geralmente usada para determinar o teor de açúcar em líquidos como sucos de frutas, xaropes e vinho.
O etanol é processado em fermentadores e destiladores em uma unidade parceira da Ambipar, também no interior de São Paulo. “É um trabalho que valoriza resíduos que podem causar impactos ambientais e de custos, transformando-os em um produto nobre e de alto valor. E quanto mais amido e sacarose tiver o resíduo, mais álcool ele produz”, explica Gabriel Estevam, engenheiro ambiental e diretor corporativo de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Ambipar.
Todos os meses a empresa processa 500 toneladas de resíduos da indústria alimentícia e, desde o começo do projeto, a empresa informa que já produziu 500 mil litros de álcool para limpeza (45%) e para higienização (70%) e agora passa a produzir também o etanol combustível.
Projeto já recebeu dois prêmios
Em maio, esse projeto conquistou o “Green Product Awards 2025”, uma premiação internacional que reconhece produtos de empresas e startups que se destacam em sustentabilidade em Berlim, na Alemanha.
“O Ambiálcool foi um dos trabalhos mais bem avaliados, recebendo mais de 50 mil votos, segundo a organização. É incrível e gratificante ver como as soluções do Brasil e da nossa empresa estão sendo reconhecidas, de forma orgânica e meritocrática, indo além de prêmios. Isso é motivo de orgulho e reforça o compromisso da Ambipar com o protagonismo na área de soluções ambientais que geram impacto na sociedade”, diz Estevam. Foi o segundo reconhecimento internacional da iniciativa, premiada em novembro do ano passado com o “The Green Apple Awards”, em Londres, na Inglaterra.
Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise do programa VEJA Mercado: