Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Adidas suspende venda camiseta de conotação sexual sobre o Brasil

Marca de artigos esportivos e patrocinadora da FIFA colocou à venda camisetas que incitam o estereótipo do turismo sexual

A Adidas afirmou, na tarde desta terça-feira, que a linha de camisetas que apresenta frases de conotação sexual sobre as mulheres brasileiras foi retirada das prateleiras e de seu site. A marca, que também é uma das principais patrocinadoras da Copa do Mundo, colocou à venda dois modelos de camiseta nos Estados Unidos com frases que remetem às mulheres brasileiras.

Uma delas apresenta a frase “Lookin’ to score”, que pode ser traduzida por algo como “em busca dos gols”, mas também é uma expressão que significa “pegar garotas”. A outra camiseta coloca um coração amarelo que pode ser enxergado no formato de nádegas de uma mulher com um fio dental verde.

Leia também:

Gianecchini e Neymar: os ‘reis’ do marketing em 2013

Para 9 entre 10 torcedores, Copa deixará imagem negativa

Na segunda-feira, o presidente da Embratur, Flávio Dino, pediu que a marca tirasse as camisetas de circulação. “Essa campanha vai no sentido contrário ao que o Brasil defende”, disse Dino em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. “Nosso esforço é voltado para a promoção do Brasil pelos atributos naturais e culturais. Uma iniciativa dessas ignora e desrespeita a linha de comunicação que o governo adota.”

A linha de produtos da Adidas fez com que a presidente Dilma Rousseff declarasse, nesta terça-feira, que o Brasil está pronto para combater o turismo sexual durante a Copa do Mundo. “O governo aumentará os esforços na prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes do Brasil”, disse ela, por meio do seu perfil no Twitter.

Em nota oficial, a Adidas não se desculpou. Ao anunciar a suspensão dos modelos, informou que a marca comercializaria as camisetas “apenas” nos Estados Unidos – não no Brasil.

Leia ainda:

Patrocínio da TelexFree ao Botafogo foi surpresa negativa, diz Guaraviton

Empresa canadense lança cerveja para quem gosta de malhar