Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Ações de companhia responsável pelo apagão global têm forte queda

A solução para o bug já foi encontrada, o problema é que cada máquina precisa ser reiniciada manualmente

Por Tássia Kastner
19 jul 2024, 09h12

Uma falha na atualização de software de segurança da empresa Crowdstrike deixou o globo num apagão virtual nesta manhã. Quem notou o problema primeiro foram os australianos, quando começaram o expediente. E conforme o planeta foi girando e a manhã chegou em outros cantos do globo, mais gente descobriu que estava offline.

A pane deixa companhias aéreas, bancos, bolsas, e outros negócios offline porque os computadores estão em tela azul.

As ações da Crowdstrike recuam quase 20% no pré-mercado de Nova York nesta manhã. A Microsoft, que levou parte da culpa porque os computadores offline rodam Windows, recua quase 3%. A solução para o bug já foi encontrada, o problema é que cada máquina precisa ser reiniciada manualmente.

A crise cibernética afeta os ânimos do mercado nesta manhã, com queda nos futuros americanos e também nos principais índices europeus. Acontece que o noticiário econômico é está esvaziado, e o que resta a investidores é a possibilidade de digerir a crise cibernética junto com as notícias da semana. Ontem, o Banco Central Europeu decidiu manter a taxa de juros em 3,75%, afirmando que talvez seja necessário esperar mais tempo para prosseguir com novos cortes. De alguma forma, a mensagem que ficou foi de que o BCE continuará a ser conservador.

Continua após a publicidade

Na contramão desse pessimismo de sexta-feira vai o Brasil – ao menos por enquanto. O EWZ, ETF em Nova York que funciona como barômetro do Ibovespa, avança quase 0,50%. Ontem, o governo anunciou um contingenciamento de gastos na ordem de R$ 15 bilhões, passo importante para garantir o cumprimento da meta fiscal.

Acontece que, para a Faria Lima, o número é considerado insuficiente. Ontem o Ibov caiu mais de 1% e o dólar disparou. Após o tombo, é comum que os mercados tentem corrigir reações muito exageradas. A ver se essa tendência se confirmará durante o pregão na B3

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.