Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

A reação de Alckmin ao conhecer a proposta do novo arcabouço fiscal

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentou o projeto ao vice-presidente e colega de Esplanada antes de submeter a proposta a Lula

Por Larissa Quintino Atualizado em 15 mar 2023, 06h30 - Publicado em 14 mar 2023, 14h17

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, segue avançando no seu calendário de um novo arcabouço fiscal. Nesta terça-feira, 14, ele se reuniu com o vice-presidente Geraldo Alckmin, também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, para apresentar a proposta que substituirá o teto de gastos. Questionado sobre a reação de Alckmin ao tomar conhecimento do texto, Haddad disse que foi boa. “Ele sorriu”, afirmou o titular da Fazenda.

Durante a transição, o vice-presidente defendeu a revisão do teto. “Acho que o ideal era fazer uma combinação entre o teto, aí se define qual é a melhor fórmula, com a evolução da curva da dívida e o resultado primário. Você faz uma composição”, disse em novembro. 

Haddad corre para tentar apresentar o novo arcabouço o quanto antes e agora aguarda uma agenda com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Casa Civil, Rui Costa. A ideia é apresentar a proposta ao Congresso Nacional antes da entrega da Lei de Diretrizes Orçamentárias por parte do Ministério do Planejamento.  Nas últimas semanas, Haddad também disse que pretendia tornar a proposta pública antes da reunião do Comitê de Política Monetária, Copom, marcada para o próximo dia 22.

“O cronograma está em dia. Já apresentamos para a área econômica, inclusive o vice-presidente. O presidente Lula pediu para o Rui Costa marcar (uma reunião). Deve ser essa semana ainda, vamos fazer antes da viagem para a China”, afirmou, após a reunião ministerial no Palácio do Planalto. Apesar de detalhar passo a passo a agenda do projeto, Haddad evita dar detalhes sobre como será a proposta. Na segunda-feira, ele disse que a proposta “Vai vazar uma hora, mas vai vazar do jeito certo”. “A cautela foi só não privilegiar ninguém, e todo mundo ficar sabendo conjuntamente de qual é a decisão do presidente Lula”, afirmou. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.