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A ‘joint venture’ da Disney, Fox e Warner e o impacto no mercado

Empresas se unem para lançar novo streaming de esportes

Por Pedro Gil 8 fev 2024, 09h32

Disney, Fox e Warner Bros Discovery informaram nesta terça-feira, 6, a criação em conjunto de uma nova plataforma de streaming para transmissões esportivas ainda para este ano. O objetivo, segundo o comunicado, é de tentar conquistar um público mais jovem e baixar os custos.

Além disso, o serviço seria disponibilizado por meio de um novo aplicativo, com uma marca independente e uma equipe de gestão distinta das que essas empresas já possuem. “A estratégia de empacotar e vender em conjunto parece fazer sentido e por coincidência lembra o modelo tradicional da tv por assinatura que se paga uma mensalidade para ter acesso a programação de diferentes canais”, analisa Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM.

Este novo streaming passaria a ter os canais ESPN e ABC, da Disney, Fox e canais da Warner, incluindo TNT e TBS, e também deve incluir alguns dos programas mais vistos dos esportes nos Estados Unidos, como o Monday Night Football, da NFL.

Ainda sem data prevista, o lançamento deve acontecer apenas para o último trimestre deste ano, representando aquilo que seria a ‘Netflix do esporte’. Juntas, por exemplo, elas já detém os direitos televisivos de eventos como a Fórmula 1, Copa do Mundo de futebol de 2026, dos principais torneios de tênis e golfe, além de campeonatos americanos.

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Para Renê Salviano, especialista em marketing esportivo, o atual cenário é positivo, mas também desafiador. “A praticidade dessa forma de consumir conteúdo ganhou o público, porém, ainda há um desafio em relação ao equilíbrio entre investimento e receita, principalmente quando se trata das formas de fazer publicidade dentro dessas plataformas”.

Além disso, o objetivo do trio é concorrer diretamente com grandes conglomerados, que nos últimos anos passaram a investir mais fortemente em esportes, casos de Amazon, Apple, Comcast e a Paramount. “O streaming oferece aos espectadores não apenas flexibilidade, mas também a chance de se aprofundar mais na narrativa esportiva, nas estatísticas e nos bastidores das competições”, conta Fábio Wolff, especialista em marketing esportivo e sócio-diretor da consultoria Wolff Sports.

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