99 segue Uber e adota tarifa dinâmica para corridas
Segundo empresa, novo sistema tarifário ampliará oferta de veículos em horários de maior demanda
A 99, segunda maior empresa de transporte por aplicativo, adota a partir de hoje a tarifa dinâmica em seu sistema de cobrança. Esse modelo, em que o valor da corrida varia de acordo com a demanda da região, já é utilizado pela sua principal concorrente, a Uber.
O novo sistema de tarifação da 99 vai valer tanto para corridas em carros particulares como em táxis.
Segundo a 99, a nova tarifação traz benefícios tanto para o motorista quanto para o passageiro, que terá a opção de esperar menos para pegar um carro em horários de pico.
“A tarifa dinâmica dá ao passageiro a opção de de esperar menos pelo carro. Pelo lado do motorista, a vantagem é poder aumentar sua renda”, disse a VEJA Marcus Andrade, diretor de operações da 99.
Na hora de pedir o carro, o passageiro será informado pelo aplicativo que a região em que ele se encontra possui mais chamadas que o normal. O valor estimado da corrida será informado e o passageiro poderá escolher a opção de transporte que melhor atender sua necessidade. Por enquanto, o sistema de tarifa dinâmica da 99 funcionará apenas em São Paulo.
Andrade diz que não há uma estimativa de preço sobre o custo da tarifa dinâmica. Segundo ele, o passageiro será informado do preço quando informar o local de embarque e destino.
Gorjeta
Nos táxis, em vez de tarifa dinâmica, haverá a possibilidade de pagar gorjetas para os taxistas. É um estímulo para aumentar a oferta de serviço de táxi em horários de maior demanda.
Segundo a empresa, 100% do valor da gorjeta será destinado ao profissional. O valor vai variar de 5 reais a 10 reais.
O passageiro que não quiser pagar gorjeta poderá pedir o táxi pelo preço normal. Nesse caso, pode ter de esperar um pouco mais pelo carro.
Andrade afirma que a política de descontos será mantida nos horários fora de pico. “Quando há um número menor de corridas, os descontos são aplicados automaticamente.”