Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Em dezembro, 71% dos brasileiros não conseguiram poupar

Entre os entrevistados, 34% afirmaram ter o hábito de poupar, mas em dezembro apenas 21% dos consumidores conseguiram economizar

Por Da redação
Atualizado em 19 fev 2018, 19h19 - Publicado em 19 fev 2018, 13h10

A maioria dos consumidores (71%) não conseguiu poupar nenhum centavo durante o mês de dezembro. Destes, 40% apontaram a renda muito baixa como motivo para não economizar. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Outros 17% disseram não ter qualquer fonte de renda e 16% foram surpreendidos por algum imprevisto durante dezembro. Para 13%, o descontrole de gastos e a falta de disciplina para guardar o que recebem de salário impossibilitaram a economia.

O fim do ano foi difícil até mesmo para os brasileiros que costumam guardar dinheiro. Entre os entrevistados, 34% afirmaram ter o hábito de poupar, mas, em dezembro, apenas 21% deles conseguiram economizar – no mês anterior, o índice foi de 20%.

Proteger-se contra imprevistos é o principal motivo para que os brasileiros poupem dinheiro (37%). Outras razões apontadas pelos entrevistados são garantir um futuro melhor para a família (24%), fazer uma viagem (22%) e ter uma reserva no caso de ficar desempregado (21%). Em média, o valor poupado em dezembro foi de 571,91 reais – em novembro, a quantia havia sido menor, cerca de 400,57 reais.

Quem economiza prefere recorrer à poupança (57%) para guardar o dinheiro. Ainda assim, 27% afirmaram deixá-lo na própria residência e 17% mantêm o dinheiro na conta-corrente. Opções mais rentáveis de investimentos foram menos citadas pelos poupadores: fundos de investimentos (9%), previdência privada (8%), Tesouro Direto (7%), CDBs (5%) e ações (5%).

Continua após a publicidade

Entre os que já possuem reserva financeira, 49% tiveram de sacar parte dos recursos guardados em dezembro. Alguns motivos apontados são imprevistos (14%), compra (13%) e pagamento de dívidas (11%).

O levantamento foi realizado em doze capitais que abrangem as cinco regiões brasileiras. A amostra da SPC Brasil e CNDL entrevistou 800 pessoas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.