1 milhão de clientes da 123milhas têm uma semana para recuperar valores; saiba como pedir
Consumidores que não receberam seus produtos, vendedores de milhas e prestadores de serviços fazem parte do grupo de credores
Mais de 1 milhão de clientes da 123milhas possuem valores a receber da empresa. Eles podem consultar e pedir devolução da quantia em até uma semana, já que o prazo para o requerimento é até o dia 26 de novembro deste ano. De acordo com a administradora da recuperação judicial, apenas 87 mil credores fizeram o pedido até o momento. A agência de viagens pode propor o pagamento parcelado da dívida, dando prioridade aos credores trabalhistas. Eles devem ser pagos em até um ano após a aprovação do plano de recuperação judicial da companhia, que tem prazo de apresentação até o dia 26 de dezembro. O prazo para o pagamento de outros créditos ainda é incerto.
Para quem a 123milhas deve?
A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) explica que as pessoas que têm o direito de cobrar seus valores a receber são os consumidores que contrataram serviços da empresa, mas não os receberam — como emissão de passagens aéreas e reservas de hospedagem canceladas —, clientes com créditos ou reembolsos pendentes, vendedores de milhas que não receberam as quantias devidas e fornecedores e prestadores de serviços que possuíam valores a receber por meio de contratos feitos até o dia 29 de agosto de 2023. A DPMG também alerta que não há garantia de que os consumidores da 123milhas receberão o valor integral de seus investimentos.
Houve 9.132 divergências entre os credores quirografários e 13 entre os credores trabalhistas em relação às propostas de pagamento da agência de viagens. Por outro lado, cerca de 70.384 credores quirografários aceitaram as condições apresentadas, bem como 66 credores trabalhistas e uma empresa de pequeno porte.
Como consultar a lista de credores?
- Acesse a plataforma oficial através do link;
- Clique na aba “Lista 123 Milhas” na parte superior da página;
- Localize a lista publicada com a letra inicial do seu nome;
- Verifique se seus dados (nome, classe de credor e valor) estão corretamente registrados.
Caso seu nome não apareça na lista, é necessário que o consumidor solicite a inclusão de seus dados a partir da habilitação de crédito. É possível que o próprio credor o faça pelo site da administradora judicial realizando os seguintes passos:
- Realize o seu login no site da administradora;
- Clique no link disponibilizado ao lado do “Caso queira se habilitar…”;
- Preencha os dados apresentados, informando se tem ação judicial em andamento contra o grupo econômico 123milhas;
- Caso a resposta seja positiva, indique os dados relativos ao processo nos campos correspondentes. É possível incluir mais de uma ação;
- Selecione a opção disponibilizada ao lado de “Para adicionar um novo negócio” e preencha as informações do formulário que será disponibilizado. É necessário indicar os dados do contrato celebrado com as empresas do grupo 123milhas;
- Preencha as informações do modo mais criterioso possível. Envie documentos que podem servir de prova do contrato celebrado e não cumprido pela empresa. Por exemplo: comprovantes de desconto dos valores no seu cartão de crédito, comprovantes de pagamento de boletos ou de transferência de valores à empresa, confirmação da compra de passagem aérea recebida no seu email, entre outros.
Caso o cliente tenha celebrado mais de um contrato com o grupo, o procedimento de “adicionar um novo negócio” deve ser feito quantas vezes for necessário para contemplar todos os créditos perdidos.