PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Senado deve aprovar indicação de Galípolo para o BC nesta terça

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado vai sabatinar o indicado de Lula a partir de 10h

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 out 2024, 10h22 - Publicado em 8 out 2024, 06h01

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado vai sabatinar, nesta terça-feira, 8, a partir de 10h, o diretor de política monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo. Ele foi indicado pelo presidente Lula para suceder Roberto Campos Neto no comando da instituição.

Nesta segunda, uma legião de lobistas e representantes de diferentes setores econômicos passaram a pleitear a senadores espaço para acompanhar a sabatina de Galípolo. Em alguns casos, esses representantes chegaram até a solicitar um espaço para conversa com o indicado de Lula ao BC, o que não é comum em eventos como esse.

A audiência no Senado terá segurança reforçada. Se for aprovado pelos senadores — o que deve ocorrer com relativa tranquilidade —, Galípolo comandará a instituição por quatro anos, a partir de janeiro de 2025.

Depois da sabatina na comissão, o nome de Galípolo será submetido ao plenário do Senado, onde todos os integrantes da Casa votarão para aprovar ou não sua indicação.

Para integrar a diretoria do BC, o economista e ex-secretário-executivo do Ministério da Fazenda já foi sabatinado pela CAE em julho do ano passado, quando teve sua indicação aprovada na comissão por 23 votos a 2. No plenário, os senadores aprovaram o seu nome por 39 votos a 12, com uma abstenção.

Continua após a publicidade

Planalto monitora

Nesta segunda, o ministro Alexandre Padilha, chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, afirmou que tratou a sabatina como prioridade na pauta do Congresso em uma reunião com Lula, outros ministros e líderes do governo no Congresso.

Segundo Padilha, o senador Jacques Wagner, relator da indicação e líder do governo no Senado, avaliou que Galípolo teve uma recepção muito positiva em reuniões com bancadas e conversas individuais com senadores.

“Vamos trabalhar para que a gente possa fazer a sabatina amanhã e, aprovando na sabatina, trabalhar o mais rápido possível para que vá para o plenário, discutindo aí com a presidência do Senado, para que a gente possa votar o mais rápido possível a indicação do Banco Central”, declarou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.