Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Senado deve aprovar indicação de Galípolo para o BC nesta terça

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado vai sabatinar o indicado de Lula a partir de 10h

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 out 2024, 09h28 - Publicado em 8 out 2024, 06h01

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado vai sabatinar, nesta terça, a partir de 10h, o diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo. Ele foi indicado pelo presidente Lula para suceder Roberto Campos Neto no comando da instituição.

Nesta segunda, uma legião de lobistas e representantes de diferentes setores econômicos passaram a pleitear a senadores espaço para acompanhar a sabatina de Galípolo. Em alguns casos, esses representantes chegaram até a solicitar um espaço para conversa com o indicado de Lula ao BC, o que não é comum em eventos como esse.

A audiência no Senado terá segurança reforçada. Se for aprovado pelos senadores — o que deve ocorrer com relativa tranquilidade —, Galípolo comandará a instituição por quatro anos, a partir de janeiro de 2025.

Depois da sabatina na comissão, o nome de Galípolo será submetido ao plenário do Senado, onde todos os integrantes da Casa votarão para aprovar ou não sua indicação.

Para integrar a diretoria do BC, o economista e ex-secretário-executivo do Ministério da Fazenda já foi sabatinado pela CAE em julho do ano passado, quando teve sua indicação aprovada na comissão por 23 votos a 2. No plenário, os senadores aprovaram o seu nome por 39 votos a 12, com uma abstenção.

Continua após a publicidade

Planalto monitora

Nesta segunda, o ministro Alexandre Padilha, chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, afirmou que tratou a sabatina como prioridade na pauta do Congresso em uma reunião com Lula, outros ministros e líderes do governo no Congresso.

Segundo Padilha, o senador Jacques Wagner, relator da indicação e líder do governo no Senado, avaliou que Galípolo teve uma recepção muito positiva em reuniões com bancadas e conversas individuais com senadores .

“Vamos trabalhar para que a gente possa fazer a sabatina amanhã e, aprovando na sabatina, trabalhar o mais rápido possível para que vá para o plenário, discutindo aí com a presidência do Senado, para que a gente possa votar o mais rápido possível a indicação do Banco Central”, declarou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.