Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Saraiva sofre novo revés e terá que devolver 50% do estoque de livros

TJSP manteve decisão favorável a editoras

Por Mariana Muniz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 14 Maio 2020, 18h26

A Justiça de São Paulo rejeitou um recurso da Saraiva e manteve a decisão que determinou que a rede de livrarias devolva 50% dos livros consignados estocados no centro de distribuição de Cajamar (SP) e de 50% dos estoques das lojas físicas nas capitais Rio de Janeiro e São Paulo.

Pela decisão do desembargador Cesar Ciampolini, da 1ª Câmara de Direito Empresarial, a Saraiva, a partir da próxima segunda-feira, deverão comprar a devolução semanal a 21 editoras de um total de 50 a 60 mil exemplares.

Em recuperação judicial, a Saraiva argumentava que o pedido das editoras inviabiliza seu negócio e pode agravar ainda mais a crise financeira que vive. Além disso, o grupo livreiro afirmava ser impossível proceder com as exigências judiciais em meio à pandemia.

A Saraiva ainda propôs um acordo com as editoras para devolver 130.000 exemplares dos 391.000 requisitados do Centro de Distribuição Cajamar num prazo de pouco mais de três meses. Já dos 621.000 exemplares no estoque em lojas físicas, a Saraiva pediu cinco meses para devolver 248.000 peças.

Continua após a publicidade

Mas não adiantou. Para o desembargador, as editoras têm o direito de reaver a posse dos livros que entregaram em consignação à livraria. “É impositivo, portanto, oportunizar às editoras a chance de socorrer-se de outros canais de venda que entendam adequados, na tentativa de minimizar os impactos de sua própria crise”, disse.

A retirada dos livros no centro de distribuição da Saraiva, com transporte para o destino desejado pelas editoras, ficará a cargo das editoras.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.