O avanço do café brasileiro nas cafeterias chinesas
Com 19.800 lojas no país, a Luckin Coffee encomendou um lote de 120.000 toneladas do grão brasileiro, num negócio que envolve 500 milhões de dólares
![Luckin Coffee](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/07/lucking-coffee-china-02-1.webp?w=640&h=340&crop=1)
Chefe da Agricultura, Carlos Fávaro comemora mais um avanço importante para o agronegócio brasileiro no mercado internacional. O governo fechou, recentemente, um negócio que eleva a quase 800 milhões de dólares as exportações de café para a China.
Apenas uma rede chinesa de cafeterias, a Luckin Coffee, com 19.800 lojas no país, encomendou um lote de 120.000 toneladas do grão brasileiro, num negócio que envolve 500 milhões de dólares.
O aumento no consumo se deve a uma mudança cultural, segundo Fávaro, dado que as gerações mais novas de chineses estão consumindo mais café.
“Em 2022, o Brasil exportou 80 milhões de dólares em café e no ano passado, foram 280 milhões de dólares, praticamente quatro vezes mais que no ano anterior. Agora, só neste contrato com a Luckin Coffee, estamos falando de meio milhão de dólares, o que demonstra que o Brasil, maior produtor e exportador de café do mundo, está abrindo mercados”, diz Fávaro.
No ano passado, o Brasil vendeu cerca de 280 milhões de dólares em café aos chineses. O avanço colhido recentemente mostra que o mercado tem ainda mais potencial para crescer.