Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

O alerta do setor de aluguel de equipamentos médicos sobre a tributária

Estudo de associação de locadoras prevê que texto da reforma aprovado pela Câmara aumentará carga de tributos de 8,34% para 20,95%, se passar pelo Senado

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 3 set 2024, 13h01

A Associação Brasileira das Locadoras de Equipamentos Médicos vai fazer um alerta nesta quarta-feira durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado para debater os impactos do primeiro projeto de regulamentação da reforma tributária nos setores de comércio e serviços.

Ricardo Fiuza Neto, representante da entidade, apresentará dados completos de um estudo encomendado à Tendências Consultoria para mostrar que a carga tributária para o aluguel de equipamentos vai subir de 8,34% para 20,95% caso o projeto seja mantido pelos senadores.

Por outro lado, segundo a Ablem, o setor de venda de equipamentos hospitalares teria queda de 22,25% para 9,58% na carga tributária. De acordo com a associação, a distorção ocorre porque o texto aprovado pelos deputados incluiu apenas a venda de dispositivos médicos entre os setores com redução de 60% na alíquota geral do IVA.

A entidade destaca que a aquisição de equipamentos e dispositivos médicos pode requerer a necessidade de grandes investimentos, o que pode ser viável para grandes hospitais e centros de saúde em grandes cidades, mas “proibitivo” para pequenos municípios e hospitais privados menores. Sustenta ainda que a possibilidade de locação com redução de tributos poderia até mesmo acelerar a renovação e o aumento do número de equipamentos médicos para o SUS.

Ainda de acordo com a associação, a inclusão do setor de aluguel de equipamentos hospitalares na redução do IVA teria um impacto de aproximadamente 0,002 ponto percentual.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.