Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Nova pesquisa mostra que Open Finance ainda engatinha no Brasil

Dados indicam baixa adesão ao Sistema Financeiro Aberto e pouco incentivo a novos participantes

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 Maio 2024, 00h19 - Publicado em 12 jul 2023, 17h30

Apenas uma em cada três pessoas compartilharam os dados em Open Finance, mostra a “Pesquisa de pagamentos Brasil 2023”, da consultoria McKinsey. Também chamada de Sistema Financeiro Aberto, a iniciativa do Banco Central tem o objetivo de criar um banco de dados sobre os clientes, disponível às instituições financeiras, com objetivo de abrir a concorrência e alcançar melhores condições em serviços bancários.

O levantamento revela que 38% das pessoas que compartilharam os dados não perceberam nenhuma melhoria nas ofertas; apenas 23% dizem ter recebido ofertas de produtos melhores; 20% perceberam preços mais simpáticos e 18% atendimento mais qualificado. Os números ainda são baixos diante do potencial da modalidade, diz especialista. 

Segundo o economista Mauricio Godoi, a baixa adesão faz com que as instituições financeiras não deem tanta importância para o Open Finance. Além disso, o sistema ainda passa por uma resistência cultural, o brasileiro se mostra desconfiado quanto ao compartilhamento dos dados bancários.  

Por enquanto, a participação do Open Finance parte, na maioria das vezes, do cliente, sem um incentivo dos bancos. O modelo, porém, deve se popularizar à medida que o Real Digital — projeto piloto do Banco Central — se consolidar. Com transações digitais mais recorrentes, o modelo pode ter uma popularidade parecida com o PIX. 

Continua após a publicidade

A pesquisa da McKinsey também levantou quais as maiores demandas dos bancos físicos e digitais. Aproximadamente 30% dos bancos tradicionais vem de “contas de folha de pagamento” e 50% do trabalho dos digitais vem da isenção de tarifas e simplicidade. 

A McKinsey ouviu 5.000 consumidores e mais de 30 instituições financeiras.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.