Desenvolvedores não querem voltar do home office, diz pesquisa
Mesmo com avanço da vacina, 86,5% pretendem manter trabalho remoto

No que depender da maioria dos desenvolvedores de software, programadores e engenheiros da computação, não haverá volta aos escritórios quando a pandemia de Covid-19 passar.
Segundo uma pesquisa com profissionais de TI no Brasil, 86,5% preferem trabalhar de maneira remota, enquanto apenas 6,8% preferem o modelo híbrido e 6,5%, a forma presencial tradicional.
O levantamento foi feito pela Vulpi, empresa de RH voltada para o setor de tecnologia, em uma base de 30 mil profissionais do segmento. O objetivo foi traçar um perfil desse tipo de mão de obra, cuja procura tem aumentado muito no mercado atual.
A maioria dos profissionais está concentrada em São Paulo (35,40%), Minas Gerais (21,21%) e Rio de Janeiro (8,93%). As dez empresas mais desejadas para se trabalhar mencionadas pelos participantes foram Google, Nubank, Microsoft, Facebook, IBM, Amazon, Apple, Inter, iFood e Totvs.
A pesquisa mostrou que 60% dos trabalhadores do ramo preferem o modelo de contratação pela CLT. E que há mais juniores (36,3%) e estagiários (22,6) do que cargos plenos (21,5%), seniors (15,3%) e de especialista (4,1%) nesse mercado. Enquanto uma posição júnior rende um salário de 2.520 reais, a remuneração de especialista pode chegar a 11.215 reais, segundo o levantamento.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.