Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Comissão do Senado aprova quatro requerimentos para ouvir Campos Neto

Randolfe Rodrigues, Ciro Nogueira, Rogério Marinho e Plínio Valério pediram que o presidente do Banco Central seja convidado a explicar taxa de juros

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 Maio 2024, 23h35 - Publicado em 27 jun 2023, 13h04

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou nesta terça quatro requerimentos para convidar novamente o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a explicar a política monetária e a definição da taxa básica de juros, a Selic, que foi mantida em 13,75% pela sétima vez consecutiva na semana passada.

Os pedidos foram apresentados pelo senadores Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), líder do governo Lula no Congresso, Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, Ciro Nogueira (PP-PI), líder da minoria na Casa, e Plínio Valério (PSDB-AM). Marinho e Nogueira foram colegas de Campos Neto no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O chefe do BC esteve na CAE no dia 25 de abril, quando defendeu a autonomia da entidade monetária e a taxa de juros praticada no país.

Em seu requerimento, Randolfe afirmou que “o Brasil está estupefato” com a decisão do Copom, já que o país passa “por um claro processo de redução da inflação”.

“O IPCA dos últimos meses tem sido reiteradamente abaixo das expectativas, e desacelerou para apenas 0,23% em maio. A projeção do IPCA para 2023 do Relatório Focus — que o Banco Central afirma tanto levar em conta em suas decisões — caiu de mais de 6% para pouco mais de 5% nas últimas semanas. Já a prévia do IGP-M trouxe a maior deflação da história: 6,7% negativo no acumulado em 12 meses. E, talvez ainda mais importante, as expectativas de inflação para 2024 estão dentro do intervalo de flutuação da meta”, disse o senador no seu requerimento.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.