Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Com Desenrola, inadimplentes passam a consumir mais, revela estudo

Pesquisa do Instituto Locomotiva e da MFM Tecnologia sugere que o programa do governo federal é um dos responsáveis pelo aquecimento do comércio

Por Redação
Atualizado em 9 Maio 2024, 18h25 - Publicado em 18 dez 2023, 16h01

O número de brasileiros inadimplentes que disseram ter feito compras em comércio de rua cresceu de 62%, em novembro do ano passado, para 77%, no mesmo mês deste ano, de acordo com a pesquisa Raio-X dos Brasileiros em Situação de Inadimplência, conduzida pelo Instituto Locomotiva e pela MFM Tecnologia. Também aumentou a quantidade daqueles que declararam ter utilizado canais on-line para fazer compras no mês passado (66%) na comparação com novembro de 2022 (54%).

Para o presidente do Locomotiva, Renato Meirelles, o programa Desenrola, do governo federal, contribuiu para o cenário identificado no levantamento, por colocar os inadimplentes “de volta ao universo do consumo”.

“A pesquisa deixa claro que não é porque a pessoa está inadimplente que deixará de consumir. Elas têm renda e necessidades de consumo, mas por alguma situação da vida ficaram nessa situação. E o Desenrola coloca os brasileiros de volta ao universo do consumo. O dado mostra a importância que essas pessoas têm para a retomada do crescimento da economia, já que possuem um potencial gigantesco para fazer crescer o mercado consumidor”, explica Meirelles.

Outros fatores citados foram a redução nos juros, o controle da inflação dos itens básicos, em especial dos produtos da cesta básica, o aumento real do salário mínimo e da renda média da população, além da ampliação do dinheiro disponível para programas de distribuição de renda do governo federal.

O estudo também apontou o aumento da intenção de compra futura dos inadimplentes: o porcentual que planeja comprar uma televisão saltou de 47%, no ano passado, para 55%, neste ano. Ainda segundo a pesquisa, 39% dos entrevistados têm certeza de que conseguirão pagar suas dívidas — ante 25% no ano passado.

Continua após a publicidade

Diretor de inovação e marketing da MFM Tecnologia, Luiz Ojima Sakuda destacou outros resultados do levantamento relacionados ao consumo: economizar é a principal forma através da qual consideram que conseguirão pagar as contas (36% em 2023 e 40% em 2022), mas cresceu a parcela que diz já ter se estabilizado (de 20% para 24%).

“Além disso, diminuíram os porcentuais relacionados às outras formas de conseguir quitar dívidas, como fazendo horas extras, empréstimo, vendendo algo que possui. Entre as economias em outras contas, o maior aumento porcentual foi a renegociação de dívidas (38% em 2023, 31% em 2022)”, apontou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.