Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Com alta do querosene de aviação, aéreas cobram soluções para o setor

Amargando altas de mais de 90% no combustível, companhias pressionam por discussão de política de preços e mais competitividade na distribuição

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 11 jul 2022, 18h06 - Publicado em 11 jul 2022, 14h30

Com os sucessivos aumentos da Petrobras no querosene de aviação — o mais recente foi na última semana, de 3,9% — as empresas aéreas voltaram a cobrar pelo andamento de processo atualmente no Cade que discute a entrada de novos concorrentes na distribuição do combustível no aeroporto de Guarulhos, o maior da América Latina.

A abertura é vista como saída para baratear os custos para as companhias e, logo, diminuir os preços das passagens. Entre 2020 e 2021, o setor amargou altas de 91,7% no querosene — e de 60% apenas no primeiro semestre de 2022.

Em audiência na Câmara, o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, defendeu que o governo trate como prioridade a precificação do querosene — balizado pela política de preços da Petrobras — e pediu ‘maior clareza’ nas regras de acesso à infraestrutura e apoio no processo junto ao Cade.

“Nossa expectativa é a de que o Cade se manifeste rápido, porque a história mostra que sempre que há transparência e competitividade, as coisas são melhores. Abertura e competitividade geram resultados”, diz Sanovicz.

Continua após a publicidade

Atualmente, três empresas controlam a Central de Combustíveis de Guarulhos — Raízen, Vibra Energia e Air BP. As companhias têm atrasado o processo no Cade ao demorar para prestar esclarecimentos solicitados pelo conselho.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.