Caixa e IBGE discutem referência de custos para milhares de obras no país
Técnicos dos dois órgãos participam de seminário realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal, nesta quarta
Técnicos da Caixa Econômica Federal e do IBGE vão discutir nesta quarta o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil, que serve de referência para milhares de obras no país, durante um seminário realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal, em Brasília, a partir das 14h. O evento tem parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção e a entrada é gratuita.
Na prática, o Sinapi é utilizado para verificar se o preço é adequado para a localidade a que se destina o orçamento, considerando a relevância do insumo no custo total. No caso de obras públicas, impulsionadas pela implementação de projetos do Novo PAC, o sistema é considerado um aliado da transparência, para uso por parte dos Tribunais de Contas.
Para o presidente do Sinduscon-DF, Adalberto Valadão Júnior, é necessário atualizar constamente o sistema para que a indústria trabalhe com segurança jurídica, com base em valores justos.
“O seminário é importante para todos os agentes envolvidos no ecossistema da indústria da construção, como atores governamentais, projetistas, contratantes de obras públicas, empreiteiros, financiadores, órgãos de controle e empresários. O objetivo é disseminar os resultados do processo de revisão e aferição das composições do Sinapi”, afirma.
O que diz a última pesquisa sobre o potencial de Flávio na disputa presidencial
As reações de atrizes veteranas à fala de Regina Duarte na TV Globo
CCJ deu resposta imediata à decisão de Gilmar sobre impeachment de ministros do STF
Copa do Mundo 2026: confira como ficaram os grupos e quem são os adversários do Brasil
Sorteio da Copa do Mundo 2026: onde assistir ao vivo e horário







