Se aproximar da China e deixar EUA de lado? O alerta da bolsa a Lula
VEJA Mercado: especialista repercute resultado surpreendente da Petrobras e o dia seguinte da trégua na guerra comercial promovida por Donald Trump
VEJA Mercado | 13 de maio de 2025.
O presidente Lula voltou a criticar o presidente americano Donald Trump. Desta vez, na China, onde anunciou investimentos de 27 bilhões de reais para o Brasil nos próximos anos. Lula disse “não se conformar” com as tarifas de Trump e afirmou que Brasil e China são “parceiros incontornáveis”. Ele disse ainda que o país tem se mostrado um exemplo nas relações comerciais e que “não existe saída para um país sozinho”. Nos mercados, a Petrobras surpreendeu o mercado e reportou um lucro líquido de 35,2 bilhões de reais no primeiro trimestre de 2025. A cifra é 48,6% maior em relação ao mesmo período de 2024 e está acima das projeções do mercado — que apontavam para um lucro de 32 bilhões de reais. A empresa ainda autorizou o pagamento de 11,7 bilhões de reais em dividendos aos seus acionistas.
Diego Gimenes entrevista Anderson Miranda, chefe de distribuição da W1 Capital. O especialista afirmou que a estratégia do Brasil de estreitar laços com a China e criticar os Estados Unidos é perigosa e que, por mais importante que seja a parceria comercial com os asiáticos, o país não pode deixar a maior economia do mundo de lado. Ele ainda elogiou os resultados da Petrobras, disse que a gestão surpreende mercado e que está otimista para a bolsa de valores até o final do ano. O VEJA Mercado é transmitido de segunda a sexta, ao vivo no YouTube, Facebook, Twitter, LinkedIn e VEJA+, a partir das 10h. Ouça também no Spotify!
Ouça o VEJA Mercado também pelo Spotify!