PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

Galípolo ganhou voto de confiança do mercado, diz André Valério

Veja Mercado: na quarta-feira, Copom anunciou elevação de 1 ponto percentual na taxa Selic, que agora vai a 12,25% ao ano

Por Camila Barros Atualizado em 12 dez 2024, 11h51 - Publicado em 12 dez 2024, 09h36

VEJA Mercado | 12 de dezembro de 2024

No fim da tarde de quarta-feira, 11, o Copom anunciou a elevação de 1 ponto percentual na taxa Selic, levando-a ao patamar de 12,25% ao ano. Além disso, o comunicado estabeleceu um guidance de mais duas altas da mesma magnitude para as próximas reuniões. Ou seja, caso não ocorram grandes mudanças no cenário econômico, a Selic deve atingir 14,25% ao ano já em março de 2025.

André Valério, economista sênior do Banco Inter, afirma que o indicativo de novos cortes foi essencial diante da deterioração das condições econômicas. Segundo ele, caso o Banco Central não agisse, corria o risco de perder ainda mais o controle das expectativas. “Foi o caminho encontrado pelo BC para recuperar a confiança do mercado”, diz.

Valério lembra que esta foi a última reunião de Roberto Campos Neto à frente do Banco Central e que o guidance assegura uma transição mais tranquila. A partir de janeiro, quem assume o comando é Gabriel Galípolo, atual diretor de política monetária do BC. “Galípolo ganhou um voto de confiança do mercado porque está se comprometendo com uma política bastante restritiva – até mais restritiva do que boa parte do mercado antecipava”, diz o economista.

O momento de maior tensão com o mercado ocorreu na reunião do Copom em maio, quando houve divergência entre os diretores sobre a magnitude do corte de juros, com os indicados por Lula defendendo uma redução maior. “Desde então, tanto RCN quanto Galípolo têm dado declarações para demonstrar comprometimento, e foram bem-sucedidos nisso”, afirma Valério. 

Continua após a publicidade

Camila Barros entrevista André Valério, economista sênior do Banco Inter. O VEJA Mercado é transmitido de segunda a sexta, ao vivo no YouTube, Facebook, Twitter, LinkedIn e VEJA+, a partir das 10h.

Ouça o VEJA Mercado também pelo Spotify

Oferecimento de JHSF 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.