Tarifas de 50% devem provocar mudança surpreendente no preço do café
Presidente de associação revela que taxas anunciadas por Donald Trump podem provocar mudanças na oferta e demanda por café no Brasil
As tarifas de 50% sobre todas as importações brasileiras nos Estados Unidos devem provocar um verdadeiro rebuliço nas linhas de produção de fábricas e na agricultura. As taxas chegam a inviabilizar a exportação de alguns itens e vai obrigar o setor privado a negociar acordos com outros países ou a destinar parte de suas produções ao mercado interno. É o caso do café. Em entrevista ao programa VEJA Mercado, o presidente da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) afirmou que a exportação de grãos ao mercado asiático é um caminho natural a ser seguido e que o consumo de café na região tem aumentado exponencialmente nos últimos anos. Ele também disse que as tarifas devem provocar mudanças nos preços no mercado interno, o que inclui uma possível redução nos valores praticados pelos supermercados.
“Algumas alterações sem dúvidas acontecerão. Se essas tarifas de 50% se perdurarem, teremos sim alguma alteração na oferta e na demanda por café no Brasil. Isso deve provocar efetivamente mudanças no comportamento do preço das commodities e também para o consumidor brasileiro”, disse Pavel Cardoso ao programa quando questionado se os preços poderão cair nos próximos meses. O VEJA Mercado é transmitido de segunda a sexta, ao vivo no YouTube e nas redes sociais, a partir das 10h.
Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise do programa VEJA Mercado: