Resultado do PIB vem abaixo do esperado pelo mercado
VEJA Mercado: no exterior, investidores estão otimistas com anúncio da Arábia Saudita de que vai aumentar produção para suprir petróleo russo
VEJA Mercado | Abertura | 2 de junho
O PIB parece ser a notícia do dia. O IBGE divulgou, na manhã desta quinta-feira, que o PIB do primeiro trimestre cresceu 1% no ano, comparado com o último trimestre do ano passado. O número veio abaixo da expectativa do mercado, que esperava um PIB de 1,2%. Mesmo assim, segundo o IBGE, o resultado do PIB está 1,6% acima do patamar do quarto trimestre de 2019, ou seja, ainda na pré-pandemia, e 1,7% abaixo do ponto mais alto da atividade econômica do país, registrado no primeiro trimestre de 2014.
No mercado americano, os índices futuros de ações sobem mesmo depois que o presidente do maior banco do país alertou que está vindo um furacão na economia. Mas os investidores refletem otimismo momentâneo com a queda do petróleo. As cotações da commodity caem cerca de 2% por causa das notícias de que a Arábia Saudita está pronta para aumentar a produção de petróleo se a Rússia diminuir a oferta. Mesmo assim, a queda dos preços do petróleo é controlada e o barril está valendo cerca de 113 dólares.
*Quer receber alerta da publicação das notas do Radar Econômico? Siga-nos pelo Twitter e acione o sininho.